Narrativas sociopolíticas e de minorias em atrações turísticas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_51_6Palavras-chave:
turismo de universidades, narrativas de minorias, discursos políticos, turismo inclusivo, museus universitáriosResumo
As universidades são instituições privilegiadas para consciencializar e iniciar debates sobre questões atuais, nomeadamente tópicos sociopolíticos e de minorias. Recentemente, certas universidades tiveram a necessidade de reconhecer relações prévias (e atuais) de poder problemáticas e heranças dissonantes relacionadas com as suas estruturas. O objetivo desta investigação é discutir como o turismo está a permitir às universidades refletir e desenvolver discursos sobre o seu posicionamento passado e o seu papel crítico e educativo atual sobre questões políticas e de minorias, através da identificação de iniciativas/produtos turísticas/os exploradas/os nas universidades. A recolha de exemplos baseia-se na consulta de websites institucionais de universidades a nível mundial, complementada por observação direta e pela revisão da literatura. Os resultados demonstram que vários temas estão a ser explorados – escravatura, histórias étnicas e representação indígena, identidade de género e orientação sexual, saúde mental, desafio aos poderes dominantes, diversidade sociocultural dentro de territórios políticos e outros grupos sociais marginalizados – através de diferentes ferramentas e estratégias. Os benefícios da inclusão de narrativas minoritárias nas atrações universitárias, bem como algumas preocupações e possíveis direções para investigações futuras, são discutidos.
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