O Pensamento Crítico no Ensino de Geografia
Construção dialética a partir de um exercício filosófico
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_50_12Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Comunidade de Investigação , Pensamento Crítico, FilosofiaResumo
Para a Geografia, o pensamento crítico é um pilar fundamental na construção do pensamento espacial. A Carta Internacional para a Educação Geográfica, de 2016, é um dos documentos orientadores que traduz esta ideia adaptada ao contexto escolar. O objetivo deste estudo é ajudar a perceber e a sistematizar as caraterísticas e as etapas inerentes à construção do pensamento crítico, em comunidade, assim como apresentar uma proposta
de exercício prático a aplicar na aula de Geografia. Para isso, recorrer-se-á aos pressupostos “Filosofia com Crianças e Jovens” (FcCJ), assim como à metodologia de Comunidade de Investigação (C.I.). Na primeira parte será realizada uma reflexão teórica, numa dialética entre a Filosofia e a Geografia; na segunda parte será apresentada uma proposta de exercício prático.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cadernos de Geografia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.