Marketing territorial e imagem: o caso da Ilha Graciosa

Autores

  • Paulo Espínola Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Bolseiro de Doutoramento da FCT.
  • João Luís Jesus Fernandes Departamento de Geografia e Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_32_18

Palavras-chave:

Marketing territorial, Imagem, Ilha Graciosa

Resumo

Numa época de incertezas, aumento das mobilidades espaciais e crescente desregulação, é importante fazer uma reflexão estratégica e perspetivar o futuro dos lugares. O espaço geográfico estudado – a ilha Graciosa – é um território nacional remoto que, pela sua insularidade, apresenta alguns constrangimentos, desde logo resultantes das distâncias médias a percorrer. Contudo, a posição geográfica e a respetiva condição insular, podem apresentar as mais-valias de lugares que se associam às imagens idealizadas de felicidade e bem-estar. O objetivo principal desta comunicação passa por avaliar a capacidade de uma (possível) estratégia de marketing territorial como forma de potenciar a imagem da ilha Graciosa numa perspetiva de desenvolvimento local. Em termos metodológicos, para além da pesquisa bibliográfica e de entrevistas a agentes locais, tira-se partido de um inquérito colocado a um universo de população não açoriana.

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Publicado

2013-09-01