Imagem e afirmação estratégica de Coimbra: breve reflexão
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_32_19Palavras-chave:
Globalização, Competitividade, Afirmação estratégica, ImagemResumo
No contexto global, o sistema urbano organiza-se numa lógica de relações de cooperação e competitividade entre os territórios. Neste jogo, a construção de uma imagem positiva é um fator decisivo para a captação de novos atores (ex. turistas ou até residentes) capazes de conduzir à territorialização de mais-valias. A imagem desempenha assim um papel importante no planeamento, pois auxilia a produção de uma representação positiva e sedutora do território afastando-o de uma reprodução simplificada e estereotipada. A conceção de uma imagem mais atraente para a população local e agentes externos, surge assim como estratégia fundamental para a construção de um território ativo e atrativo, e consequentemente para a sua afirmação. O presente artigo pretende constituir uma breve reflexão e análise de conteúdo (ex. protagonistas, reflexões, diálogos das personagens, lugares onde desenrola a ação) sobre uma das representações orgânicas de Coimbra: o filme “O Rasganço”.Downloads
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Publicado
2013-09-01
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Outros
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