A territorialização das indústrias criativas e as paisagens turísticas do cinema

Autores

  • João Luís J. Fernandes Departamento de Geografia e Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_32_21

Palavras-chave:

Representações, Cinema, Imagem, Marketing Territorial, Paisagem

Resumo

A imagem dos lugares condiciona o comportamento de actores geográficos como turistas, empresários ou novos residentes. A construção dessa imagem resulta da conjugação de três fontes essenciais: as experiências diretas, as estratégias de marketing territorial e a forma como as indústrias criativas representam esses mesmos lugares. De entre as indústrias criativas que operam no actual mundo digital, o cinema é um dos mais importantes veículos de comunicação e condicionamento do espaço geográfico. Em primeiro lugar, porque muitas das suas narrativas tiram partido de cenários espaciais que, consoante a forma como são representados, marcam a imagem desses lugares. Em segundo, porque o cinema se espacializa criando novas paisagens funcionais e simbólicas, algumas com forte atrativo turístico.

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Publicado

2013-09-01