A Reorganização do Parque Escolar Nacional e a importância das componentes geográficas na metodologia adotada

Autores

  • A. M. Rochette Cordeiro Departamento de Geografia e Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • Lúcia Santos Bolseira de Investigação. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • Paulo Caridade Bolseiro de Investigação. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_32_29

Palavras-chave:

Territorialização da educação, Reorganização do parque escolar e planeamento estratégico

Resumo

A rede educativa portuguesa sofreu, no último século, uma significativa e evolução, marcada não só por nuances políticas e ideológicas entretanto observadas, mas também pelas transformações que foram ocorrendo na demografia e na mobilidade, em especial na segunda metade do século XX. Estas transformações tornaram desajustada a rede educativa deste princípio de século XXI, uma vez que os próprios edifícios escolares, muitos deles herdados do “Plano dos Centenários”, não respondem aos desafios educativos que a escola atual exige. Impôs-se, assim, a reorganização do parque escolar nacional, no sentido de o tornar consentâneo não só com a realidade atual, mas fundamentalmente com as necessidades previstas para as próximas décadas, numa lógica de planeamento estratégico.

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Publicado

2013-09-01