Contributo do geomarketing no marketing territorial e na imagem dos espaços de montanha

Autores

  • Xavier Cameijo Mestre em Gestão e Programação do Património Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_35_12

Palavras-chave:

Espaços de montanha, Marketing territorial, Geomarketing, Imagem, Logotipo

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar a forma como diferentes meios têm influência na perceção dos lugares, aplicado ao caso particular dos espaços de montanha.
O contato do indivíduo com os territórios há muito que deixou de ser apenas resultado de um conhecimento in loco. Hoje, mais do que as suas verdadeiras características e essências, os lugares são aquilo que comunicam e as imagens que divulgam. Essa comunicação poder ser o resultado direto do processo de marketing territorial, onde existe uma promoção clara do território com base nas suas características e potencialidades.
Por outro lado, pode ser resultado de uma promoção indireta através do geomarketing, ao usar a imagem do lugar para vender um produto. Assim, determinadas campanhas, marcas ou produtos obtiveram um impacto tão significativo que tornou célebres muitos lugares e é a partir dessa imagem que atualmente ainda são reconhecidos.

https://doi.org/10.14195/0871-1623_35_11

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Biografia Autor

Xavier Cameijo, Mestre em Gestão e Programação do Património Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

FORMAÇÃO ACADÉMICA

2010-2013 | Licenciado em Geografia, pré-especialização em geografia humana, com média de 15 valores, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2013-2015 | Mestre em Mestrado em Gestão e Programação do Património Cultural, com média final de 16 valores, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

PUBLICAÇÕES

CAMEIJO, Xavier (2015). O património cultural no marketing dos lugares e no desenvolvimentos dos territórios rurais: o concelho do Sabugal. Dissertação de Mestrado (17 valores).

CAMEIJO, Xavier (2015). Sabugal: marketing territorial a partir do património cultural. in SABUCALE - Revista do Museu do Sabugal. pp. 113-122.

 

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Publicado

2016-12-22