SIG e roteiros turísticos. O caso de São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_39_3

Palavras-chave:

GIS, new technologies, innovation, tourism, itineraries

Resumo

Os Sistemas de Informação (SI) e a Internet têm transformado as relações entre indivíduos e grupos sociais e, consequentemente, associado novas dimensões às práticas turísticas. Diante disso, destacamos as possibilidades de uso do SIG/WebGIS por planejadores, gestores da atividade turística e pelos usuários finais dos produtos turísticos: os turistas. Dessa maneira, este estudo pretende apresentar uma proposta metodológica de aplicação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a elaboração de roteiros turísticos com vistas a utilização pela demanda turística, de modo que estes possam apropriar-se e usar as informações específicas georreferenciadas antes e durante sua estada no destino. Para desenvolver os roteiros, foi elaborado o inventário turístico dos principais atrativos locais, assim como a classificação dos bens e serviços do entorno de cada atrativo. Posteriormente, foram adicionadas fotografias e informações textuais para definir circuitos lineares que podem ser utilizados como referência de roteiros turísticos para os visitantes. A partir da publicação dos roteiros e sua utilização ancorada nos exploradores como Google Maps, Open Street Maps ou Waze esperamos que os procedimentos e técnicas de suporte baseados em SIG sejam executados por diversos destinos turísticos, em formato de sites interativos e/ ou aplicativos alimentados pelos gestores locais, de forma que possa consolidar o SIG como ferramenta básica para a tomada de decisões, proporcionando um maior domínio das noções espaciais, expandindo e intensificando as experiências turísticas.

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Publicado

2019-05-27