A cosmografia geográfica como objeto de estudo para a compreensão das dinâmicas terrestres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_39_5

Palavras-chave:

geografia física, cosmografia geográfica, educação

Resumo

Este artigo discute o papel da Cosmografia Geográfica na compreensão das dinâmicas físicas da Terra por meio da cosmovisão de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo evidenciar a relação íntima entre os fenômenos extraterrestres e as dinâmicas físicas do planeta, como o clima, a forma da Terra, entre outras relações expressas por intermédio da Cartografia. A metodologia utilizada envolve a análise de livros didáticos do sexto ano que abordam a Cosmografia Geográfica através de outra ciência, a Astronomia, e também estabelece uma discussão sobre o tema com os alunos do sexto ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos tiveram como base a realização de grupos para discussão sobre a relação entre as áreas da Geografia Física e fenômenos de origem cosmográfica, o que implicou uma análise bem relacionada entre algumas áreas da Geografia e a relevância de um conhecimento cosmográfico para a compreensão de um contexto total sobre os agentes que caracterizam as dinâmicas com a natureza vividas pela humanidade.

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Publicado

2019-05-27