A formação e o ensino do turismo acessível: O caso das escolas profissionais do Faial, Pico e de São Jorge
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_39_6Palavras-chave:
turismo acessível, ensino profissional, formaçãoResumo
A temática da acessibilidade universal no turismo, também conhecido como turismo acessível, inclusivo entre outras designações, está presente nos planos, discursos e apresentações das mais diversas entidades, organizações e instituições. A educação e formação no turismo em geral, e nas temáticas da acessibilidade e mobilidade universal no turismo em particular, assumem uma grande importância para o desenvolvimento do setor como em recursos humanos qualificados. O presente artigo investiga se as temáticas acima mencionadas estão presentes no Catálogo Nacional de Qualificações, em particular nas áreas de formação ligadas ao setor do turismo. Para este efeito, são apresentados os principais resultados de um inquérito aplicado aos formandos dos cursos de turismo das escolas profissionais do Faial, Pico e de São Jorge nos Açores. Constata-se que num total de 524 Unidades de Formação de Curta Duração existentes no Catálogo Nacional das Qualificações relativo ao setor do turismo, 5 abordam as temáticas do turismo acessível e inclusivo. 66 dos 107 inquiridos referem não ter tido qualquer módulo ou formação na área, o que corresponde a mais de 60%.
Downloads
Referências
Alén, E., Domínguez, T., & Losada, N. (2002). New opportunities for the tourism market: Senior tourism and accessible tourism. Visions for global tourism industry-creating and sustaining competitive strategies, 140–166. Retrieved from http://www.intechopen.com/ books/visions-for-global-tourism-industry-creating-andsustaining-competitivestrategies/new-opportunitiesfor-the-tourism-market-senior-tourism-and-accessibletourism
Amoah, V. A. V. A., & Baum, T. (1997). Tourism education: Policy versus practice. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 9(1), 5–12. https://doi.org/10.1108/09596119710157531
Bizjak, B., Knežević, M., & Cvetrežnik, S. (2011). Attitude change towards guests with disabilities. Reflections From Tourism Students. Annals of Tourism Research, 38(3), 842–857. https://doi.org/10.1016/j.annals.2010.11.017
Buhalis, D., Eichhorn, V., Michopoulou, E., & Miller, G. (2005). Accessibility market and stakeholder analysis. Surrey.
Burgstahler, S. (2009). Universal design in education: Principles and applications. Name: DO-IT. Retrieved from http:// textedu.com/f2/d/Udl-for-cte-2-DocumentTranscript-8134.pdf
Burgstahler, S. (2015). Universal design: Process, Principles, and Applications How to apply universal design to any product or environment. DO-IT: Disabilities, Opportunities, Internetworking, and Technology, 4. Retrieved from http://www.washington.edu/doit/ universal-design-process-principles-and-applications
Carr, K., Weir, P. L., Azar, D., & Azar, N. R. (2013). Universal design: A step toward successful aging. Journal of Aging Research, 2013, 1–8. https://doi.org/10.1155/2013/324624
Cervera-Taulet, A. (2008). Tourism education: A strategic analysis model. The Journal of Hospitality Leisure Sport and Tourism, 7(2), 59–70. https://doi.org/10.3794/ johlste.72.187
Cooper, C., & Shepherd, R. (1997). The relationship between tourism education and the tourism industry: Implications for tourism education. Tourism Recreation Research, 22(1), 34–47. https://doi.org/10.1080/02508281.1997.11 014784
Darcy, S. (2006). Setting a research agenda for accessible tourism (Vol. 338). Retrieved from http://www. crctourism.com.au/wms/upload/images/Disc of images and PDFs/for bookshop/Documents/Darcy_ accessibleTourism.pdf
Darcy, S., & Buhalis, D. (2011). Conceptualising disability. In Accessible Tourism; Concepts and Issues (pp. 21–45). https://doi.org/10.1080/13603116.2011.555062
Darcy, S., Cameron, B., & Pegg, S. (2010). Accessible tourism and sustainability: A discussion and case study. Journal of Sustainable Tourism, 18(4), 515–537. https://doi. org/10.1080/09669581003690668
Devile, E. L. (2014). Dinâmicas de envolvimento das pessoas com incapacidade nas atividades turísticas. Universidade de Aveiro. Retrieved from https://ria.ua.pt/ handle/10773/14080
Devile, E. L. (2017). Turismo acessível. In F. Silva & J. Umbelino (Eds.), Planeamento e desenvolvimento turístico (pp. 63–78). Lisboa: LIDEL.
DRE Açores. (2019). DRE Açores. Retrieved January 30, 2019, from https://edu.azores.gov.pt/escolas/categorias_ escolas/escolas-profissionais/ DRE Madeira. (2019). DRE Madeira. Retrieved January 30, 2019, from https://place.madeira.gov.pt/ofertaformativa/ pesquisar
Figueira, V., & Dias, R. (2011). A responsabilidade social no turismo. Lisboa: Escolar Editora.
Grady, J., & Ohlin, J. B. (2009). Equal access to hospitality services for guests with mobility impairments under the Americans with Disabilities Act: Implications for the hospitality industry. International Journal of Hospitality Management, 28(1), 161–169. https://doi.org/10.1016/j. ijhm.2008.06.013
Hayllar, B., Griffin, T., & Edwards, D. (2008). City spaces tourist places: Urban tourism precincts. Oxford: ButterworthHeinemann. Retrieved from http://www.sciencedirect. com/science/book/9780750681957
Inácio, J. R. T. (2013). Turismo acessível e a formação no ensino superior. Universidade de Aveiro. Retrieved from https:// core.ac.uk/download/pdf/32242739.pdf
Jafari, J. (1990). Research and scholarship: the basis of tourism education. Journal of Tourism Studies Retrieved from https://vpn.uab.pt/+CSCO+0h75676763663A2F2F6A6A6A2E7770682E7271682E6E68++/__data/ assets/pdf_file/0003/122988/jcudev_012251.pdf
Leal, N. F. B. da C. (2018). Turismo acessível: A importância da formação na alteração das atitudes. Universidade de Aveiro. Retrieved from https://r ia.ua.pt/ bitstream/10773/25760/1/documento.pdf
Mace, R. (2012). Universal design. Laramie, WY: Wyoming Institute for Disabilities.
Michopoulou, E., Darcy, S., Ambrose, I., & Buhalis, D. (2015). Accessible tourism futures: The world we dream to live in and the opportunities we hope to have. Journal of Tourism Futures, 1(3), 179–188. https://doi.org/10.1108/ JTF-08-2015-0043
Ministério da Economia Portuguesa. (2016). Estratégia Turismo 2027 - Portugal, 66. Retrieved from https://www. turismodeportugal.pt/SiteCollectionDocuments/ estrategia/estrategia-turismo-2027.pdf
Rosário, T. V. (2013). Projeto “Lousã destino de turismo acessível” – perceção dos agentes da oferta turística. Instituto Politécnico de Coimbra.
Sen, L., & Mayfield, S. (2004). Accessible tourism: Transportation to and accessibility of historic buildings and other recreational areas in the city of Galveston, Texas. Public Works Management & Policy, 8(4), 223–234. https://doi. org/10.1177/1087724X03262829
Small, J., & Darcy, S. (2011). Understanding tourist experience through embodiment: The contribution of critical tourism and disability studies. In Accessible tourism: Concepts and issues. Retrieved from https://vpn.uab.pt/+CSCO+0h75676763663A2F2F6A6A6A2E657266726E6570757 46E67722E617267++/profile/Simon_Darcy/publication/292251992_Understanding_tourist_experience_ through_embodiment_The_contribution_of_critical_ tourism_and_disability_studies/links/5740051e0
Souca, M. L. (2008). Accessible tourism — the ignored opportunity (JEL No. M31). Faculty of Economics and Business Administration.
Teles, P. (2014a). A cidade das (i)mobilidades — manual técnico de acessibilidade e mobilidade para todos. (mpt®-mobilidade e planeamento do Território, Ed.). Vida Económica.
Teles, P. (2014b). Turismo acessível: Da inclusão à competitividade. TEM, 8–15.
Turismo de Portugal, I. (2018). Turismo em números — Novembro 2018. Retrieved January 29, 2019, from http://travelbi. turismodeportugal.pt/pt-pt/Documents/Turismo em Portugal/turismo-em-numeros-novembro-2018.pdf
Turismo de Portugal IP. (2019). Escolas de Turismo. Retrieved February 3, 2019, from https://escolas.turismodeportugal.pt/
Valente, T. I. (2017). O turismo acessível como vetor para o desenvolvimento social. Iditur - Investigação, Desenvolvimento e Inovação Em Turismo.
Vieira, J. M. (2006). Planeamento e ordenamento territorial do turismo: Uma perspectiva estratégica. Lisboa: Editorial Verbo.
Wang, J., Ayres, H., & Huyton, J. (2010). Is tourism education meeting the needs of the tourism industry? An Australian case study. Journal of Hospitality & Tourism Education, 22(1), 8–14. https://doi.org/10.1080/109637 58.2010.10696964
Welch, P., & Jones, S. (1999). The power of imagination. In Proceedings of the 30th Annual Conference of the Environmental Design Research Association. Orlando, Fla.
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.