Turismo - Produção e consumo sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_40_7Palavras-chave:
sustentabilidade, produção e consumo turístico, turismoResumo
Tornar o turismo sustentável implica a consciencialização e mobilização de decisores do setor público, as organizações e empresas e o público em geral, para que trabalhem juntos, alinhando-se com políticas ambientais, sociais e económicas com racionalidade e ética, induzindo a melhores comportamentos e práticas dos consumidores turísticos, numa exigência de responsabilização social e política dos nossos dias. Tendo como objetivo uma abordagem reflexiva sobre a atividade do turismo, procura-se promover correlações de pensamento que possam contribuir para a discussão da sustentabilidade na produção e no consumo nos destinos de turismo. As trajetórias de crescimento económico e de consumo estão intimamente ligadas e seguem padrões similares e a previsão de crescimento do consumo turístico aumenta mais ainda o grande desafio que se coloca à sustentabilidade. Sinalizando-se a existência de indicadores de sustentabilidade, como fortes indutores para a reputação e a atratividade dos destinos turísticos, tanto para os destinos já desenvolvidos ou consolidados, como para aqueles em fase de exploração ou de envolvimento, no seu ciclo de vida turístico.
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