A produção social do espaço público na cidade de Belém-PA
o caso do Complexo Feliz Lusitânia e Feira do Açaí
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_42_5Palavras-chave:
espaço público, usos, Complexo Feliz Lusitânia, Feira do Açaí , ParáResumo
O espaço urbano no período recente tem atravessado uma forte influência mercadológica que altera o processo de produção e organização sócio espacial, que em grande parte complexificam e fragmentam estes espaços. Sendo assim, os espaços públicos nas grandes cidades acabam entrando na lógica de interesses privados que restringem os seus usos para determinados agentes sociais. Portanto, o problema central levantado nesta pesquisa se refere a: como o Complexo Feliz Lusitânia e a Feira do Açaí, se constituem enquanto públicos a partir de seus usos e organização sócio espacial? Dessa maneira, este artigo visa analisar como as práticas e usos presentes no Complexo Feliz Lusitânia e na Feira do Açaí os caracterizam enquanto espaços públicos. Como metodologia este artigo se utiliza de fontes bibliográficas, documentais e analise de conteúdo auxiliado por trabalho de campo realizado nos lócus de pesquisa delimitados. Como resultados, consideramos que os espaços públicos belenenses apesar de juridicamente se caracterizarem enquanto públicos, em grande parte não permitam a real condição de público destes espaços ao restringirem seus usos quase que exclusivamente ao consumo exacerbado, restringindo assim, aspectos de maior importância como a sociabilidade, a cooperação e a participação política da sociedade.
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