O turismo como estratégia de marketing territorial: o caso do elétrico na paisagem da cidade de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_43_4Palavras-chave:
Turismo, Marketing territorial, Tração EléctricaResumo
O trabalho aqui proposto defende a importância da identidade e da memória expressas no elétrico na cidade de Coimbra. O recurso a uma análise diacrónica do seu uso como meio de transporte, visa demonstrar o seu potencial turístico como (re)criador de valores paisagísticos, patrimoniais, identitários e culturais. Será importante fazer uma identificação do seu valor simbólico e funcional e discutir em que medida o elétrico pode ser alicerçado a uma estratégia de marketing territorial para a cidade de Coimbra. O elétrico poderá ser um património de extrema relevância na (r e)criação de novos territórios turísticos através do uso das representações e da multissensorialidade. O branding constitui um elemento nuclear do processo de (re)construção da marca da cidade de Coimbra e argumenta-se acerca da sua relação sinergética, explorando a questão sobre como pode o elétrico ser visto como um capital ativo e recetor de turismo. Assim, os capitais ativos dos lugares para posicionar e comunicar os seus atributos podem apresentar-se como estratégias ao serviço do marketing territorial, sendo o elétrico um caso disso.
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