A exposição a inundação das escolas e seus efeitos sobre o tempo de leccionação – Caso da cidade de Maputo / Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_43_7Palavras-chave:
Inundação, tempo lectivo, riscos hidrogeomorfológicosResumo
As escolas constituem infraestruturas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. O tempo de leccionação é determinante para o bom sucesso deste processo. A sua durabilidade depende também das características naturais do local onde a escola está implantada. O presente trabalho sobre a exposição a inundação das escolas, mostra como é que este processo influencia no tempo de leccionação. O mesmo foi elaborado com o objectivo de identificar as escolas localizadas em áreas inundáveis, calcular o tempo de duração da inundação e mostrar como é que este processo influencia na durabilidade do processo de leccionação. Para a sua consecução, recorreu-se a revisão documental, as entrevistas, a análise e interpretação de imagens de satélite e de cartas topográficas, a análise e representação cartográfica assim como a análise dos dados pluviométricos. O trabalho conclui que quando as escolas e as vias de acesso localizadas em áreas deprimidas ficam inundadas, o período de leccionação é interrompido por num espaço temporal superior a uma semana, facto que contribui negativamente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, tendo sido, por isso, sugerido que sejam realizados estudos hidrogeomorfológicos e educação ambiental antes da construção das escolas, de modo a reduzir a sua exposição as inundações.
Palavras – chave: inundação, tempo lectivo, riscos hidrogeomorfologicos.
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