Notas para o conhecimento da cermica medieval no Alto Paiva. O contributo do sítio de Carvalhais (Vila Nova de Paiva, Viseu)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8657_62_10

Palavras-chave:

Alta Idade Média, Cermica alto‘medieval, Povoamento rural

Resumo

Apresenta‘se o estudo do espólio cermico proveniente de uma escavação de minimização de impacte, realizada em 2015/2016, no sítio arqueológico de Carvalhais. Apesar de as estruturas exumadas não terem dado informação relevante, a pequena coleção cermica reúne condições para fornecer dados a ter em conta na caracterização da cultura material da alta Idade Média. Do breve estudo cermico efetuado releva‘se que existe alguma homogeneidade no conjunto, na sua maioria as suas pastas são pouco depuradas, contêm grande número de elementos não plásticos e poderão corresponder a pastas graníticas locais. Através dos vasos estudados percebe‘se que o repertório formal é reduzido, predominando os potes/panelas, alguidares e jarros. Partindo das características formais, tecnológicas e estilísticas das cermicas, sem esquecer a análise macroscópica das pastas e superfícies, procurou‘se contrastar a coleção com contextos alto medievos bem conhecidos e com datações absolutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Afonso Vieira, M., & Temudo, S. (2023). Notas para o conhecimento da cermica medieval no Alto Paiva. O contributo do sítio de Carvalhais (Vila Nova de Paiva, Viseu). Conimbriga, 62, 195–239. https://doi.org/10.14195/1647-8657_62_10

Edição

Secção

Artigos