Notas para o conhecimento da cerâmica medieval no Alto Paiva. O contributo do sítio de Carvalhais (Vila Nova de Paiva, Viseu)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_62_10Palavras-chave:
Alta Idade Média, Cerâmica alto‑medieval, Povoamento ruralResumo
Apresenta‑se o estudo do espólio cerâmico proveniente de uma escavação de minimização de impacte, realizada em 2015/2016, no sítio arqueológico de Carvalhais. Apesar de as estruturas exumadas não terem dado informação relevante, a pequena coleção cerâmica reúne condições para fornecer dados a ter em conta na caracterização da cultura material da alta Idade Média. Do breve estudo cerâmico efetuado releva‑se que existe alguma homogeneidade no conjunto, na sua maioria as suas pastas são pouco depuradas, contêm grande número de elementos não plásticos e poderão corresponder a pastas graníticas locais. Através dos vasos estudados percebe‑se que o repertório formal é reduzido, predominando os potes/panelas, alguidares e jarros. Partindo das características formais, tecnológicas e estilísticas das cerâmicas, sem esquecer a análise macroscópica das pastas e superfícies, procurou‑se contrastar a coleção com contextos alto medievos bem conhecidos e com datações absolutas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Conimbriga

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.