Sobre a Revista
Debater a Europa é um periódico semestral fundado em 2009 no âmbito de uma parceria entre Redes de Informação Europeia em Portugal. A revista é propriedade de AEVA - CIEDA, em cooperação com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal. São fundadores Isabel Maria Freitas Valente (Team-Europe da Comissão Europeia), Jorge Almeida Castro (CIEDA), Ana Ribeiro (CIEDA), Cláudia Matos (CIEDA), Clotilde Câmara Pestana (CIEJD) e Filomena António (CIEJD). A Revista teve, até à data três séries editoriais. A primeira, entre 2009 e 2011, sem parcerias académicas. Desde 2011, para melhor prosseguir a sua missão de apoio à inovação e divulgação científica em matéria de Estudos Europeus, iniciou as parcerias académicas, e com elas a segunda série editorial, entre 2011 e 2021, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC).
Na sequência da reorganização dos Centros Europe Direct em Portugal, em maio de 2021, a Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), proprietária do título Debater a Europa inicia nesse mesmo ano uma terceira série editorial, com a Associação de Estudos Europeus da Universidade de Coimbra (AEEC-UC).
Desde a segunda edição que a revista Debater a Europa passou a ser editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra exclusivamente em formato online.
A Revista tem como finalidade principal analisar, questionar, problematizar e debater temáticas candentes da nossa realidade de hoje, na Europa. Visa, ainda, a criação de um de diálogo imprescindível à maturação da consciência europeia.
A Revista está aberta a colaborações na forma de artigos, recensões críticas, entrevistas, documentos inéditos e publicação de actas de encontros científicos organizados pelos proprietários da Revista.
O número temático pode eventualmente conter uma Vária.
Revista electrónica com arbitragem científica. Encontra-se indexada em várias bases de dados, tais como DOAJ - Directory of Open Access Journals, ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences, REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico, SHERPA RoMEO, EZ3 - Electronic Journals Library da Universität Regensburg, MIAR - Matriz de Información para el Análisis de Revista, BASE - Bielefeld Academic Search Engine, CORE Collection, DRJI - Directory of Research Journals Indexing, PKP Index, CiteFactor - Academic Scientific Journals.
Processo de Revisão por Pares
Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Taxas para submissão e publicação de textos
A revista Debater a Europa não cobra qualquer taxa aos autores para a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.