O Processo de Bolonha: Discursos e dinâmicas da reformulação educacional nas universidades da União Europeia. Algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-6336_16_9Palavras-chave:
Processo de Bolonha, União Europeia, Universidade, ECTS, Modelo de CiclosResumo
Este artigo se propõe analisar o Processo de Bolonha e verificar os discursos e dinâmicas acerca da reformulação da oferta educativa nas universidades pertencentes à União Europeia (UE). Como estratégia metodológica foi realizada uma revisão de literatura resumida e análise documental com o objetivo de compreender os efeitos políticos, econômicos e sociais decorrentes da implantação deste novo regime educacional. Neste sentido, este estudo concluiu que houve significativas mudanças na estrutura das Universidades que possibilitaram avanços na consolidação desta reforma, porém apontou também para a necessidade de acompanhamento e reestruturação de alguns eixos norteadores do Processo de Bolonha para que sua implementação ocorra satisfatoriamente.
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