A multiculturalidade na Europa: tendências, reflexões e desafios, a propósito da população escolar de um município da área metropolitana de Lisboa

Autores

  • Luís Alcoforado Professor, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, CEIS20
  • João Luís J. Fernandes Professor, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CEIS20
  • Rui Gama Professor, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CEGOT
  • Cristina Barros Bolseira de Investigação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • Mafalda Frias Bolseira de Investigação FCT (SFRH/BD/131426/2017) Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • António M. Rochette Cordeiro Professor, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CEIS20

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-6336_19_6

Palavras-chave:

Multiculturalidade, Interculturalidade, Projeto Educativo Local.

Resumo

As dinâmicas populacionais da Europa revelam-se em diferentes escalas. O município de Sintra tem aspetos particulares, mas reflete dinâmicas da área metropolitana de Lisboa, do país e do continente europeu. A fixação de populações diversificadas e estruturas demográficas mais jovens, assim como o incremento das distâncias culturais, constituem um desafio a enfrentar pelo sistema escolar. Partindo da caraterização das dinâmicas migratórias na Europa e em Portugal, neste trabalho apresentam-se dados exploratórios sobre a heterogeneidade étnica e cultural, as dinâmicas socioespaciais e as políticas locais de integração das diferentes comunidades de Sintra, com particular ênfase na área educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Alcoforado, L., Fernandes, J. L. J., Gama, R., Barros, C., Frias, M., & Cordeiro, A. M. R. (2018). A multiculturalidade na Europa: tendências, reflexões e desafios, a propósito da população escolar de um município da área metropolitana de Lisboa. Debater a Europa, (19), 69-93. https://doi.org/10.14195/1647-6336_19_6