Inovação Pedagógica de Base Tecnológica e qualidade na gestão da Educação Básica

o SIGEduc/RN como plataforma de mudanças

Authors

  • Bethania Leite Ramalho
  • Isauro Beltrán Núñez Centro de Educação da UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8622_19_7

Abstract

Este artigo discute a relação entre inovação tecnológica, qualidade na condução da Educação Básica obrigatória e o papel inovador que ocupa o Sistema Integrado da Gestão da Educação-SIGEduc nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte/RN, Brasil. Vivendo, atualmente, momentos críticos, a escola depara-se com o desafio de superar os preceitos e rotinas da chamada escola tradicional, com vistas às novas demandas de um mundo em constante transformação. Nesse sentido, o que deve ser ensinado e aprendido no âmbito da educação escolar passa, também, por necessárias inovações tecnológicas e pedagógicas afim de motivar alunos e professores em torno das aprendizagens de conhecimentos e habilidades inerentes à etapa da escolarização obrigatória. O cenário de insucesso das aprendizagens, revelado nas avaliações nacionais do SAEB/INEP expõe o fracasso dessa política onde a escola, a família e a sociedade são partes e ao mesmo tempo vítimas da ineficiência da educação escolar entregue pela esfera pública. Dessa feita, um dos efeitos bem visíveis recai na incapacidade do Estado garantir ao estudante o direito dele aprender os conhecimentos e as habilidades básicas da escolarização obrigatória na escola em que frequentam e adquirir as oportunidades para tornar-se um cidadão pleno.   Apoiada na literatura, em estatísticas oficiais e em vivências frente à  Secretaria Estadual de Educação e Cultura -SEEC/RN, entre 2011 e 2014, o presente estudo traz à tona uma reflexão teórica, metodológica e contextualizada a respeito da ITBP e apresenta os avanços do SIGEduc como ferramenta provedora de uma nova cultura de gestão técnica, administrativa e pedagógica do sistema estadual de ensino do RN, que envolve 167 municípios, 608 escolas, mais de 30 mil servidores (professores e técnicos administrativos). Trata-se de uma pesquisa mais ampla que vem sendo desenvolvida, de modo colaborativo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado em Inovação e Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital e a SEEC/RN.

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Author Biography

Bethania Leite Ramalho

Graduada emTecnólogo em Estatística (1978) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1979); Especialista em Estatística Educacional pelo CIENES / CHILE (1978); Mestre em Educação de Adultos pela UFPB (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (1993). Foi Profª Adjunta do Centro de Educação da UFPB entre 1981 e 1994. Desde 1995 é Professora da UFRN. É professora Titular (2010) dessa IES, atuando no PPGEd, no curso de Pedagogia do Centro de Educação, e Departamento de Práticas Pedagógicas e Currículo. Foi presidente da Comissão do Vestibular da UFRN entre 2003-2010. Foi vice presidente da ANPEd, na gestão 2000-2002 e Presidente dessa Associação entre 2003 -2005. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Área de Educação junto à CAPES, em diferentes períodos: 1997,1998, 2006, 2008, 2009 e 2010. Foi vice coordenadora do Programa de Pòs-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN:1996-1997) e Coordenadora no período 1998-2002. Nesse mesmo período foi Coordenadora do Fórum dos Programas de Pós-graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste. Foi membro da Comissão de Especialistas do curso de Pedagogia e Normal Superior.(SESU/MEC). Foi Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte entre 2011 e 2014. Membro do grupo assessor da SEB/MEC em 2014/2015; Integra o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES (CTC-EB), desde 2014. Conselheira do indexador de periódicos EDUC@/FCC desde 2014; Parecerista de vários periódicos da Área: Revista Perspectiva (UFSM); Ensaio: avaliação e políticas pública, da Cesgranrio; Educação em Questão/UFRN; Eccos/Uninove;Atua nas áreas: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente, Educação Básica e Ensino Superior, Gestão da Educação Básica e sua relação com a Graduação e a Pós-Graduação. Seus estudos e pesquisas se voltam para os seguinte temas: Formação e Profissionalização Docente; Processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação de Processos Formativos; Vestibulares; Docência Universitária; Políticas de Acesso e Inclusão universitária.

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Published

2018-09-05

Issue

Section

Multidisciplinary Dialogues