Sobre a Revista
Âmbito
Joelho — Journal of Architectural Culture é uma revista académica publicada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.
Desde que foi lançada em 2010 como segunda série da revista ECDJ, tornou-se reconhecida como a principal revista de arquitectura com revisão de pares em Portugal. A Joelho é publicada anualmente, em formato impresso e digital, compreendendo números temáticos e números abertos.
A Joelho dedica-se à pesquisa e crítica de arquitectura, desenho urbano e ambiente construído em geral, encorajando uma relação estreita entre discurso teórico e prática arquitectónica. Tem como intenção promover a pesquisa nos contextos internacional e nacional. Adicionalmente, pretende promover um espaço de reflexão sobre as relações entre os discursos internacionais mais alargados e a cultura arquitectónica do sul da Europa.
A revista Joelho aceita submissões de jovens investigadores e de arquitectos e académicos estabelecidos. Segue um Código de Ética, e integra a Impactum, biblioteca digital de publicações periódicas da Universidade de Coimbra.
Ver revista em cima do joelho, série I
Direitos de Autor
Os autores retêm os direitos de autor dos seus trabalhos sem restrições. Os autores concederão ao editor o direito de primeira publicação, e outros direitos de publicação não exclusivos.
Processo de Revisão por Pares
Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.
Política de Acesso Livre
Esta é uma revista de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente ao utilizador. Os utilizadores estão autorizados a ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar aos textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim legal, sem pedir autorização prévia ao editor ou ao autor. Acreditamos plenamente que o acesso livre e público ao conhecimento científico é fundamental para a democratização de conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Taxas para submissão e publicação de textos
Esta revista não cobra qualquer taxa aos autores para a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.