“Sebentas” of History of Modern Architecture: a project for the teaching of History of Architecture

Authors

  • José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues FAUP

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_3_12

Keywords:

Architecture, History, Modern, Classical.

Abstract

Resumo

Em 2003, Domingos Tavares deu início a um novo projecto editorial intitulado Sebentas de História da Arquitectura Moderna. Como se explica no plano da obra, estas sebentas, em tom monográfico, traduzem a passagem a escrito do conteúdo das aulas de História da Arquitectura Moderna da FAUP versando o ciclo clássico da arquitectura europeia”. Com a sua concretização nascia uma nova chancela – a Dafne –com ampla e reconhecida obra publicada na área da arquitectura. Parece hoje inquestionável que as Sebentas de História da Arquitectura Moderna pressupõem um projecto de ensino para a História. Como se caracteriza porém esse projecto? Qual o seu ponto de partida e os seus objectivos? Nove anos após o lançamento da primeira Sebenta, pretende-se com este pequeno ensaio analisar e circunscrever o projecto de Domingos Tavares para o ensino da História e, particularmente, o seu valioso contributo para a didáctica do ensino da História da Arquitectura Moderna que, durante décadas, o autor leccionou.

 

Abstract

In 2003, Domingos Tavares has begun a new publishing project entitled “Sebentas of History of Modern Architecture. As explained in the plan of its published work, these “sebentas” (notes taken from lectures and then typed in the form of a book for university students), in a monographic way, “reflects the transcription of the contents of the lectures of FAUP’s History of Modern Architecture regarding the classical circle of the European architecture. Through its attainment a new label emerged – Dafne – with a widely recognized work published in the realm of architecture. Today it seems unquestionable that the “Sebentas of History of Modern Architecture implies a teaching project for History. However, how can we characterize this project? What is its starting point and its goals? Nine years has gone since the launch of the first Sebenta”, so this short essay aims to analyse and circumscribe the Domingos Tavares’s project for the teaching of History and, mainly, their valuable contribution to the learning methods of teaching History of Modern Architecture that, for decades, the author lectured.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues, FAUP

José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues nasce no Porto a 25 de Agosto de 1970. Na FAUP conclui, em 1994, a Licenciatura, em 1998, o Mestrado e, em 2007, o Doutoramento, com tese intitulada “O Mundo Ordenado e Acessível das Formas da Arquitectura” (em preparação para publicação). Em 1995, com Ana Luísa Rodrigues, João Figueira, Luís Miguel Fareleira e Pedro Bandeira ganha o 1.º prémio no Concurso Público Internacional para o Projecto da Nova Aldeia da Luz, em 2000 construído e, em 2004, nomeado para o prémio Sécil Arquitectura. Foi assistente de projecto na FAUP desde 1998 e, actualmente, é professor auxiliar da mesma escola, leccionando no segundo ciclo História da Arquitectura Moderna e, no terceiro ciclo, Métodos de Investigação. Integra, ainda, a Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP e o Conselho Científico da Fundação Instituto Marques da Silva. Desde 2011, desenvolve um projecto de Pós-doutoramento, no grupo de investigação Atlas da Casa, com o título «A relação entre a teoria e a prática em Giorgio Grassi: afinidades e oposições», um projecto de tradução, para português, da obra escrita do autor.

Downloads

Published

2012-04-15