Sobre o ensino do desenho, para aprender a pensar arquitectura
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_29Keywords:
desenho, ensino de projecto, arquitecturaAbstract
Desde há muito que o desenho é assumido como instrumento preferencial da dimensão intelectual do trabalho do arquitecto. Esta convicção, suportada por sucessivas teorizações, fez com que o desenho se constituísse e fosse tomado como elemento estruturador do pensamento projectual, na prática e na aprendizagem do projecto. Por essa razão, o seu controlo tornou-se numa condição determinante para o acesso ao ensino de arquitectura.
Hoje, numa época em que as tecnologias digitais assumem uma crescente hegemonia na cultura contemporânea, esse valor do desenho poderá parecer questionável. Mas será ainda o desenho que permite estabelecer e superar a distância necessária à invenção da ‘realidade’. Assim, não estará tanto em causa o valor do desenho mas, antes, as circunstâncias que, hoje, possibilitam a sua aprendizagem e o seu subsequente controlo. Não só os tempos de aprendizagem se condensaram como, também, a preparação prévia dos alunos é muito díspar. Face a estas novas circunstâncias, torna-se pertinente questionar como poderá ser garantida a apreensão do valor estruturador do desenho no ensino de arquitectura.
Verificando as alterações agora referidas, esta reflexão procurará equacionar a dimensão epistemológica do desenho no ensino da arquitectura, procurando clarificar as relações de reciprocidade estabelecidas entre representação e pensamento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Open Access
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal
B. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).