A reflexão patrimonial no contexto de formação em arquitectura.

Authors

  • Joao Cabeleira EAUM - Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_6_22

Keywords:

Built Heritage, Architectural Education, Design process and research

Abstract

Partindo de uma aproximação aberta ao sentido dos lugares, a reflexão patrimonial nos Curricula da EAUM assume-se a partir de enunciados de projecto que compreendem uma intervenção de natureza arquitectónica ou paisagística, sistemática e especificamente apoiada por um núcleo de suporte teórico orientado ao tema. Libertando-se da ideia do objecto histórico-artístico e de caminhos circunscritos à análise o posicionamento molda-se e revela-se transversalmente às três áreas de especialização do curso (Cidade e Território; Construção e Tecnologia; Cultura Arquitectónica).

Starting from an approach open to the sense of places, reflection upon architectural legacy is developed at EAUM syllabus throughout practical projects encompassing interventions of architectural or landscape nature, systematically and specifically supported by a theoretical core oriented towards the theme. Freed from the idea of the historical artifact and routes circumscribed to the analysis, the position is casted and revealed transversely through the three areas of the course specialization (City and Territory; Construction and Technology; Architectural Culture).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joao Cabeleira, EAUM - Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

João Cabeleira é arquitecto e assistente na (EAUM) onde é desde 2006 responsável pela Unidade curricular de Geometria. Obteve licenciatura em Arquitectura pela FAUP (2002), e grau de mestre em Metodologias de Intervenção no Património na FAUP (2006). Detém doutoramento em Arquitectura, Cultura Arquitectónica, pela EAUM (2015) com a tese “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no barroco português”. Colaborou no atelier do Arquitecto António Madureira (entre 2001/09), colaborou com a DAFNE Editora (2005) e foi Monitor de Projecto II na FAUP (2002).

Downloads

Published

2015-12-25

Issue

Section

Articles Joelho 6 PHI