Α structural metaphor of techniques from music to architecture: contrapuntal tools in the design studio
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_35Palavras-chave:
architecture and music, counterpoint, structural approach, design studio, abstract design exercisesResumo
Architecture has historically more common elements with music than with the other arts. Their kinship lies not only on their mathematical base but also on their similar structural formation, compositional tools and terminology. Counterpoint in music is the technique of combining voices for a polyphonic form to be composed. In general, counterpoint is the art of manipulating a system of interrelations through which the whole is composed by its parts.
The aim of the paper is to present the contents of an elective course in the School of Architecture (NTUA) where contrapuntal techniques, employed in musical composition, are tried out in the architectural synthesis. An issue raised is whether the metaphor of musical compositional tools in the design process can expand the students’ design potential. They explore the potentialities of this musical tool in the architectural design via small abstract exercises. Our approach is structural acting as a methodological base of the synthesis in the design studio. The structural design method will be exemplified with a presentation of two design studios through the students’ works, their conceptual ideas, their compositional structures and the tools employed.
Historicamente, a arquitectura tem mais elementos em comum com a música do que com as outras artes. A sua afinidade encontra-se não só na sua base matemática mas também na sua formação estrutural, ferramentas de composição e terminologia semelhantes. Contraponto na música é a técnica de combinar vozes para que se componha uma forma polifónica. Em geral, contraponto é a arte de manipular um sistema de inter-relações, através do qual o todo é composto das suas partes.
O objectivo da comunicação é apresentar os conteúdos de um curso opcional na Faculdade de Arquitectura (NTUA) onde técnicas de contraponto, utilizadas na composição musical, são experimentadas na composição arquitectural. Uma questão levantada é se a metáfora de ferramentas de composição musicais no processo do design pode enriquecer o potencial de design dos estudantes. Exploram-se as potencialidades desta ferramenta musical no projecto arquitectónico através de pequenos exercícios abstractos. A nossa abordagem é usar a estrutura como base metodológica da síntese no projecto. O método do design estrutural será exemplificado com a apresentação de dois projectos de arquitectura através dos trabalhos dos estudantes, das suas ideias conceptuais, das suas estruturas composicionais e das ferramentas utilizadas
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 KONSTANTINA DEMIRI

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).