Edificar pela Dissertação: Nexos de coerência entre elaboração do Projecto Final e redacção da Dissertação no Mestrado Integrado em Arquitectura
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_49Palavras-chave:
Ensino de Arquitectura, Projecto, DissertaçãoResumo
A comunicação parte da premissa de que todos os estudantes finalistas deverão dedicar-se a duas actividades paralelas mas distintas: elaborar um projecto final e redigir uma dissertação de mestrado. Tendo em conta que o curso deve concluir-se em 3+2 anos, todas as tarefas lectivas devem ser conduzidas de modo a que ambas as actividades sejam elaboradas em simultâneo.
A dificuldade desta situação reside tanto na referida simultaneidade, como no elevado nível de exigência e de rigor que as duas actividades exigem. É ainda necessário ter em conta que os instrumentos e as competências indispensáveis para uma actividade são muito diferentes, ou até opostas, às requeridas para a outra.
O objectivo da comunicação é apresentar e discutir uma experiência docente de seis anos lectivos consecutivos, com especial ênfase nas metodologias empregues para se conseguirem os nexos de coerência mais adequados entre projecto e dissertação, e se atingirem os resultados mais satisfatórios, incluindo projectos merecedores de prémios nacionais. A comunicação apresentará as conclusões desta experiência, consideradas úteis para docentes e estudantes do 2.º ciclo.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 João Paulo Rapagão, Miguel Malheiro, João Paulo Delgado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).