MATLIT volume 9.1 (2021): Call for Papers

2020-10-06

Fotolivros de literatura são freqüentemente descritos como casos paradigmáticos de intermidialidade. Autores definiram intermidialidade como “intertextualidade que transgride as fronteiras da mídia” e “relações intermodais na mídia”. Nos fotolivros de literatura, pelo menos dois sistemas estão densamente relacionados – sistema verbal e fotografia. A palavra parece estar ligada à imagem fotográfica em uma interação bidirecional, envolvendo influências mutuamente modulatórias conectando palavra e imagem fotográfica. Criam um sistema acoplado que pode ser descrito como um novo sistema ou um novo gênero. Projetado e produzido desde o final do século XIX, este tipo de experimento multimodal (ou gênero literário intermídia), tem atraído escritores, fotógrafos e designers dos mais diversos domínios literários e artísticos. Nas últimas décadas, este fenômeno tem-se tornado cada vez mais popular, conforme testemunhado por meio de antologias e séries de livros em catálogos de muitas editoras. O desenvolvimento tecnológico dos processos de edição e publicação, a impressão digital, com gráficas menores e mais baratas, o surgimento de editoras independentes com novos canais de distribuição, incluindo a internet, contribuíram para o surgimento e consolidação do fotolivro como um gênero contemporâneo significativo. O objetivo deste número é reunir especialistas de diferentes áreas de pesquisa (história e crítica literária, fotografia, semiótica, estudos de mídia, estudos de intermídia e multimodalidade), interessados no fotolivro como gênero literário específico.

Os tópicos podem incluir, mas não estão limitados a: 1. Fotolivro de literatura: história; 2. Análise da relação texto-fotografia; 3. Formas de colaboração entre escritores e fotógrafos; 4. Fotolivro de literatura e artes intermidiáticas; 5. Fotopoesia: um gênero literário?; 6. Fotolivro e intermidialidade; 7. Fotolivro e multimodalidade; 8. Fotolivro de literatura: teorias, métodos e modelos.

PRAZO: A submissão de artigos encerra a 31 de janeiro de 2021. As notificações de aceitação/rejeição serão enviadas até 1 de junho de 2021. MATLIT publica  artigos nas seguintes línguas: Português, Inglês e Espanhol.  Os autores devem registar-se e submeter os artigos na plataforma da revista: https://impactum-journals.uc.pt/matlit/user/register. A informação sobre as normas de apresentação encontra-se em:  https://impactum-journals.uc.pt/matlit/about/submissions. Mais informações podem ser obtidas contactando os editores deste número: Ana Luiza Fernandes analuizadagama@gmail.com, Karl Erik Schollhammer karlerikschollhammer@me.com e João Queiroz queirozj@gmail.com.