Academia, Geopolítica das Humanidades Digitais e Pensamento Crítico
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_7Palavras-chave:
Academia, Humanidades Digitais, geopolítica e relações institucionais, diversidade linguística e cultural, pensamento crítico.Resumo
As mudanças que ocorreram no campo das tecnologias de informação e de comunicação nas últimas décadas tiveram impacto decisivo em vários setores da atividade humana, nomeadamente a nível de novas práticas criativas e de novos regimes de produção de conhecimento. Se é certo que durante algum tempo o esforço ia no sentido da integração de ferramentas informáticas no trabalho desenvolvido no campo das artes, humanidades e ciências sociais, mas numa lógica apenas de suporte técnico a tarefas academicamente consagradas, com a emergência do paradigma de Humanidades Digitais tornou-se mais visível o propósito de reinventar a cultura através da gramática dos novos meios e o crescente efeito de mediação da tecnologia digital no modo como decorre e se organiza a pesquisa ou se dá a conhecer os seus resultados finais.
Downloads
Referências
ALVES, Daniel (2014). “From “Humanities and Computing” to “Digital Humanities”: Digital Humanities in Portugal with a focus on Historical Research.” H-Soz-Kult. 24 de outubro.
http://www.hsozkult.de/hfn/debate/id/diskussionen-2455.
BAILEY, Moya Z. (2011). “All the Digital Humanists Are White, All the Nerds Are Men, but Some of Us Are Brave.” JDH: Journal of Digital Humanities, 1.1. 21 de setembro de 2015.
BERRY, David M., ed. (2012). Understanding Digital Humanities. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
BORGMAN, Christine L. (2015a). Big Data, Little Data, No Data: Scholarship in the Networked World. Cambridge, MA: MIT Press.
BORGMAN, Christine L., et. al. (2015b). “Knowledge Infrastructures in Science: Data, Diversity, and Digital Libraries.” International Journal on Digital Libraries 16.47.
BURDICK, Anne, et. al. (2012). Digital_Humanities. Cambridge, Mass: The MIT Press. Open Access Edition. 21 de setembro de 2015. https://mitpress.mit.edu/sites/default/files/titles/content/9780262018470_Open_Access_Edition.pdf.
CRANE, Gregory (2006). “What Do You Do with a Million Books?.” D-Lib Magazine 12.3. 21 de setembro de 2015.
http://www.dlib.org/dlib/march06/crane/03crane.html.
CRANE, Gregory, Brent Seales e Melissa Terras (2009). “Cyberinfrastructure for Classical Philology.” Digital Humanities Quarterly 3.1. 21 de setembro de 2015. http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/003/1/000023/000023.html.
DACOS, Marin (2013). “La stratégie du Sauna finlandais: Les frontières de Digital Humanities. Essai de Géographie politique d’une communauté scientifique.” 21 de setembro de 2015. hal-00866107.
DEEGAN, Marilyn e Sutherland, Kathryn, eds (2009). Transferred Illusions. Digital technology and the forms of print. Farnham: Ashgate.
ESCANDELL MONTIEL, Daniel (2012). Narrativa digital hispana: el blog como espacio de creación literaria a comienzos del siglo XXI. Salamanca: Universidad de Salamanca.
FIORMONTE, Domenico (2012). “Towards a Cultural Critique of Digital Humanities.” Historical Social Research/Historische Sozialforschung 37. http://www.cceh.uni-koeln.de/files/Fiormonte_0.pdf.
FIORMONTE, Domenico (2014). “Digital Humanities from a global perspective.” Laboratorio dell’ISPF XI. 21 de setembro de 2015. http://www.ispf-lab.cnr.it/2014_203.pdf.
FRYE, Northrop (2006). The Secular Scripture and Other Writings on Critical Theory, 19761991. Eds. Joseph Adamson and Jean Wilson. Toronto: University of Toronto Press.
GALINA, Isabel (2013). “Is There Anybody Out There? Building a Global Digital Humanities Community.” Humanidades Digitales. 21 de setembro de 2015. http://humanidadesdigitales.net/blog/2013/07/19/is-there-anybody-out-there-building-a-global-digital-humanities-community/. Nova ed. revista e aumentada: (2014). “Geographical and Linguistic Diversity in the Digital Humanities.” Literary and Linguistic Computing 29.3: 307-316.
GIBBS, Frederick W. e Daniel J. Cohen (2011). “A Conversation with Data: Prospecting Victorian Words and Ideas.” Victorian Studies 54.1: 69-77. 21 de setembro de 2015. http://www.dancohen.org/2012/05/30/a-conversation-with-data-prospecting-victorian-words-and-ideas/.
GOLD, M. K., ed. (2012). Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press. 21 de setembro de 2015. http://dhdebates.gc.cuny.edu/.
GOLUMBIA, David (2013). “Postcolonial Studies, Digital Humanities, and the Politics of Language.” 31 de maio. 21 de setembro de 2015. http://www.uncomputing.org/?p=241.
GUMBRECHT, Hans Ulrich (2004). Production of Presence: What Meaning Cannot Convey. Stanford: Stanford UP.
HONN, Josh (2013). “Never Neutral: Critical Approaches to Digital Tools & Culture in the Humanities.” 17 de outubro. 21 de setembro de 2015.http://sites.northwestern.edu/jch629/2013/10/17/never-neutral-critical-approaches-to-digital-tools-culture-in-the-humanities/.
KIRSCHENBAUM, Matthew (2014). “What is ‘Digital Humanities,’ and Why Are They Saying Such Terrible Things about It?.” differences 25.1: 46-63. 21 de setembro de 2015. DOI 10.1215/10407391-2419997.
KOH, Adeline, e Roopika Risam (2013). “Open Thread: The Digital Humanities as a Historical “Refuge” from Race/Class/Gender/Sexuality/ Disability?.” 21 de setembro de 2015.
KOH, Adeline (2014). “Niceness, Building, and Opening the Genealogy of the Digital Humanities: Beyond the Social Contract of Humanities Com-puting.” differences 25.1: 93-106.
JOCKERS, Matthew (2013). Macroanalysis: Digital Methods and Literary History, Urbana: University of Illinois.
LAFUENTE, Antonio, Andoni Alonso e Joaquín Rodríguez (2013). ¡Todos sabios! Ciencia ciudadana y conocimiento expandido. Madrid: Cátedra.
LIU, Alan (2011). “The State of the Digital Humanities: A Report and a Critique.” Arts and Humanities in Higher Education 11.1-2: 8-41.
LIU, Alan (2012). “Where is Cultural Criticism in the Digital Humanities?.” Debates in the Digital Humanities. Ed. M. Gold. Minneapolis, University of Minnesota Press. 490-509.
LODGE, David (1984). Small World: An Academic Romance. London: Secker & Warburg.
LOTHIAN, Alexis e Phillips, Amanda (2013). “Can Digital Humanities Mean Transformative Critique?.” Journal of e-Media Studies 3.1. Dartmouth College. 21 de setembro de 2015. http://journals.dartmouth.edu/cgi-bin/WebObjects/Journals.woa/1/xmlpage/4/article/425.
MARTELL, Luke (2014). “The Slow University: Inequality, Power and Alternatives.” Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research 15.3. Art. 10. 21 de setembro de 2015. http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1403102.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor e Kenneth Cukier (2013). Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work and Think. London: John Murray.
MARTINS, Beatriz Cintra (2014). Autoria em rede. Os novos processos autorais através das redes eletrônicas. Rio de Janeiro: Mauad Editora.
MCCARTY, Willard (2004). “Modeling: A Study in Words and Meanings.” A Companion to Digital Humanities. Eds. Susan Schreibman, Ray Siemens, John Unsworth. Oxford: Blackwwell. 254-270. 21 de setembro de 2015. http://www.digitalhumanities.org/companion/.
MCCARTY, Willard (2012). “The Residue of Uniqueness.” 21 de setembro de 2015. http://www.cceh.uni-koeln.de/files/McCarty.pdf.
MICHEL, Jean-Baptiste, et al. (2011). “Quantitative Analysis of Culture Using Millions of Digitized Books.” Science 33.6014: 176-182. 20 de setembro de 2015. https://dash.harvard.edu/handle/1/8899722.
MORETTI, Franco (2005). Graphs, Maps, Trees: Abstract Models for a Literary History. London and New York: Verso.
MORETTI, Franco (2013). Distant Reading. London: Verso.
ORTEGA, E. e Gutiérrez, S. (2012). MapaHD. 20 de setembro de 2015. http://mapahd.org/el-mapa/.
PAIXÃO DE SOUSA, Maria Clara (2011). “As Humanidades e as Tecnologias Digitais: Uma Provocação Inicial. Humanidades Digitais.” 20 de setembro de 2015. http://humanidadesdigitais.org/2011/07/07/por-que-humanidades-digitais/.
PEREIRA, Paulo Silva (2015). “Barroco Digital: Remediação, Edição Textual e Arquivo.” Revista Colóquio/Letras 188, jan: 20-32.
PORTELA, Manuel (2013a). Scripting Reading Motions. The Codex and The Computer as Self-Reflexive Machines. Cambridge, Mass.: MIT Press.
PORTELA, Manuel (2013b). “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego.” MatLit 1.1: 9-33. 20 de setembro de 2015. http://iduc.uc.pt/index.php/matlit/article/view/1618.
PRESNER, Todd (2012). “Critical Theory and the Mangle of Digital Humanities.” 20 de setembro de 2015. http://www.toddpresner.com/wp-content/uploads/2012/09/Presner_2012_DH_FINAL.pdf.
RAMSAY, Stephen (2011a). “Who’s In and Who’s Out.” 20 de setmbro de 2015. http://stephenramsay.us/text/2011/01/08/whos-in-and-whos-out/.
RAMSAY, Stephen (2011b). “On Building.” 20 de setembro de 2015. http://stephenramsay.us/text/2011/01/11/on-building/.
RÖHRS, H., ed. (1987). Tradition and Reform of the University under an International Perspective. New York: Peter Lang.
ROJAS CASTRO, Antonio (2013). “El mapa y el territorio. Una aproxima-ción histórico-bibliográfica a la emergencia de las Humanidades Digitales en España.” Caracteres. Estudios culturales y críticos de la esfera digital. 20 de setembro de 2015. http://revistacaracteres.net/revista/vol2n2noviembre2013/el-mapa-y-el-territorio/
ROMERO FRÍAS, Esteban e María Sánchez González, eds. (2014). “Cien-cias Sociales y Humanidades Digitales. Técnicas, herramientas y expe-riencias de e-Research e investigación en colaboración.” CAC: Cuadernos Artesanos de Comunicación 61. 20 de setembro de 2015.
http://www.cuadernosartesanos.org/2014/cac61.pdf.
SANZ, Amelia (2013). “Digital Humanities or Hypercolonial Studies?” RICT. Responsible Innovation. 21 de setembro de 2015. http://responsible-innovation.org.uk/resource-detail/1249.
SCHNAPP, Jeffrey e Todd Presner (2009). Digital Humanities Manifesto 2.0. 21 de setembro de 2015. http://www.humanitiesblast.com/manifesto/Manifesto_V2.pdf.
SCHREIBMAN, Susan , Ray Siemens e John Unsworth, eds. (2004). A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell. 21 de setembro de 2015. http://www.digitalhumanities.org/companion/.
SUROWIECKI, James (2004). The Wisdom of Crowds: Why the Many Are Smarter Than the Few and How Collective Wisdom Shapes Business, Economies, Societies and Nations. Little: Brown.
TERRAS, Melissa (2013). “On Changing the Rules of Digital Humanities from the Inside.” Melissa Terra’s Blog: Adventures in DH and Digital Cultural Heritage, Plus Some Musings on Academia. 27 de maio. 21 de setembro de 2015. http://melissaterras.blogspot.co.uk/2013/05/on-changing-rules-of-digital-humanities.html.
UNSWORTH, John (2004). “Forms of Attention: Digital Humanities Be-yond Representation.” A paper delivered at The Face of Text: Computer-Assisted Text Analysis in the Humanities, the third conference of the Canadian Symposium on Text Analysis (CaSTA). McMaster University. 19-21 de novembro. 21 de setembro de 2015. http://people.brandeis.edu/~unsworth/FOA/.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Paulo Silva Pereira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.