‘A minha busca é consistente nestes mais de trinta anos’: Uma Entrevista com Eduardo Kac

Autores

  • Manaíra Aires Athayde CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Bolseira CAPES)
  • Paulo Silva Pereira CLP, Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_10

Palavras-chave:

arte digital, bioarte, Eduardo Kac

Resumo

Nesta entrevista, Eduardo Kac nos fala sobre o seu “laboratório”. Fala sobre a bioarte ou arte transgênica, a arte da telepresença, a holopoesia. Explica como trabalha a ética performativa e como explora materialmente a relação entre corpo e linguagem. Toca em assuntos como transgressão, autoria e ecologia. Ficamos ainda a saber sobre o que pensa do cenário de produção artística no âmbito das Artes, Média e Cultura Digital no Brasil e em Portugal.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Manaíra Aires Athayde, CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Bolseira CAPES)

Manaíra Aires Athayde é doutoranda em Estudos Avançados em Materialidades da Literatura (interface entre Literatura, Comunicação e Arte), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na mesma instituição faz parte do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) como membro em formação. 
É membro editorial da Revista MatLit, da Universidade de Coimbra, e colaboradora da Revista Estudios Portugueses y Brasileños, da Universidade de Salamanca. Tem recentemente publicado artigos sobre estudos comparatistas entre Literaturas Portuguesa e Brasileira, Narrativas Transmidiáticas e Diálogos Interculturais entre Portugal, Brasil e China e a Difusão da Língua Portuguesa em Perspectiva Pluricêntrica em revistas científicas de referência, como a Colóquio/Letras (Portugal), a Granta/Portugal, a Agália (Espanha), a Estudios Portugueses (Espanha) e a Abralic (Brasil).
Possui Formação Complementar Lato Sensu em Arte e Cultura na Faculdade de Belas Artes e no Curso de História da Arte da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em Ciências da Comunicação/hab.Jornalismo. Cursou os três primeiros períodos da licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, no Brasil, e participou do programa de intercâmbio da EPeKa/The Scientific and Research Association em Maribor, Eslovênia, em especialização em Jornalismo Multimédia e Produção Cultural.

Foto_Eduardo Kac

##submission.downloads##

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Athayde, Manaíra Aires, e Paulo Silva Pereira. 2015. «‘A Minha Busca é Consistente Nestes Mais De Trinta anos’: Uma Entrevista Com Eduardo Kac». Matlit: Materialidades Da Literatura 3 (1):177-81. https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_10.

Edição

Secção

Entrevista | Interview

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)