MATLIT v.5
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_5-1_14Resumo
Demonstrar através da escuta o conceito e prática estéticas descritas no meu ensaio “Vox Media: Som, ‘under language’, e ‘narrative archaeology' na/como Literatura” também submetida a este número especial da revista*. A recombinação/reconceptualização de artefactos sonoros promove oportunidades mais amplas para a conceptualização e criação de artefactos literários caracterizados pela audibilidade do texto, do som como texto e como significado, e de uma consciência aumentada da voz do autor/falante no texto. As tensões produzidas por estas combinações podem ajudar a colocar em primeiro plano conceitos e práticas relativos aos textos baseados no som. Mais especificamente, estas combinações entre tecnologias e performances podem ajudar a contestar a invisibilidade da voz na literatura do passado e a promover os média digitais futuros e a teoria da textualidade bem como práticas mais estimulantes do que o simulacro, a descrição, ou a transcrição. Vox Media. Som como/na literatura. De algo surge algo mais: a literatura electrónica como narrativa baseada no som composta a partir da poesia sonora, da composição texto-som, e/ou da arte sonora.
*N.E. Disponível aqui http://impactum-journals.uc.pt/matlit/article/view/3777/4162
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