A Máquina Autorreplicadora de Mallarmé: Um Lance de Dados Jamais Abolirá o Acaso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_3

Palavras-chave:

literatura eletrónica, poesia gerativa, remediação, Google

Resumo

Este artigo explora o legado artístico do poema de Stéphane Mallarmé  “Un Coup de Dés Jamais N’Abolirà le Hasard” de 1897, através de uma seleção de obras derivativas, a fim de demonstrar de que forma o poema pode ser interpretado em ambientes digitais como uma máquina auto-replicadora, que propicia programaticamente a produção contínua de obras posteriores, potencialmente incontáveis, incluindo a nossa própria reformulação para a Internet, chamada www.athrowofthedicewillneverabolishchance.com. Através de uma explicação detalhada desta obra, tentamos traçar uma linhagem entre o poema/livro original de Mallarmé de 1897 e a Google, empresa constituída um século depois, em 1997. Concluímos especulando sobre o potencial que nossa interpretação da obra de Mallarmé contém para uma forma de poesia para leitores não-humanos, que interpretamos como uma busca metafísica do sentido pelo tipo de programas de Inteligência Artificial atualmente em desenvolvimento por corporações como a Google.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BINDEMAN, Steven (2017). Silence in Philosophy, Literature, and Art. Leiden; Boston: Brill-Rodopi.

BLANCHOT, Maurice (2003). The Book to Come. Trans. Charlotte Mandell. Stanford, Calif.: Stanford Univer-sity Press.

BOWIE, Malcolm (1978). Mallarmé and the Art of Being Difficult. Cambridge: Cambridge University Press.

BROODTHAERS, Marcel (1969). Un Coup De Dés Jamais N’abolira Le Hasard.

BROODTHAERS, Marcel (1992) “L’Exposition à la Galerie” in Broodthaers: Exhibition, Paris, National Gallery of Jeu de Paume, 17 December 1991-1 March 1992. Paris: Ed. du Jeu de Paume.

DERRIDA, Jacques (1978). Writing and Difference. Chicago: University of Chicago Press.

DIACONO, Mario & Mallarmé, Stéphane (1968). A Metrica N'aboolira. San Francisco: Edizioni JCT, Futura Press.

DONNACHIE, Karen Ann and Andy Simionato (2017). “A Throw of the Dice Will Never Abolish Chance.” Tokyo TDC Exhibition 2017. DDD Kyoto, Japan, July-August, 2017; Ginza Gallery Tokyo, Japan, April 2017.

DYSON, George (2012). Turing’s Cathedral : The Origins of the Digital Universe. New York: Pantheon Books.

EVAN, Cerith Wyn (2010). … après Stéphane Mallarmé.

FRAENKEL, Ernest (1960). Les Déssins Trans-conscients De Stéphane Mallarmé. Paris: Nizet.

GROYS, Boris (2011). “Google: Words Beyond Grammar.” Documenta 13: 100 Notizen-100 Gedanken, vol. 46.

GUATTARI, Félix (1995). “On Machines.” Andrew Benjamin ed. Complexity, JPVA, 6.

GUERLAC, Suzanne (2000). Literary Polemics. Palo Alto, Calif.: Stanford University Press.

HOKENSON, Jan (2004). Japan, France, and East-West Aesthetics: French Literature, 1867-2000. Madison, N.J.: Fairleigh Dickinson Univ Press.

HUGONNIER, Marine (2007). Un Coup De Dés Jamais N'abolira Le Hasard—L'Espace Social.

KELLY, Ellsworth (1992). Un Coup De Dés Jamais N’abolira Le Hasard, New York Limited Editions Club.

LERICOLAIS, Rainier (2009). Carton Perforé. https://www.youtube.com/watch?v=JkG_qAk7zxQ

MARANDA, Michael (2008). Un Coup De Dés Jamais N’abolira Le Hasard: Livre.

MEGGS, Philip and Alston Purvis (1992). A History of Graphic Design. Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons.

MEILLASSOUX, Quentin (2012). The Number and the Siren. Trans. Robert Mackey. Fairmouth, UK: Ur-banomic; New York: Sequence Press.

MOLINARI Guido and Stéphane Mallarmé (2003). Equivalence, A Stroke Of The Dice Never Will Abolish Chance, Montreal: Editions Du Passage.

PEARSON, Roger (2004). Mallarmé and Circumstance: The Translation of Silence. Oxford: Oxford University Press, 2004.

PICHLER, Michalis (2009). Un Coup De Dés Jamais N‘abolira Le Hasard (MUSIQUE).

RALEY, Rita (2016). “Algorithmic Translations.” CR: The New Centennial Review, 16.1: 115-138. https://escholarship.org/uc/item/9p08q4wq

VON AHN, Luis, Benjamin Maurer, Colin McMillen, David Abraham & Manuel Blum (2008). “Recaptcha: Human-based Character Recognition Via Web Security Measures.” Science, 321 (5895). doi: 10.1126/science.1160379

WINOGRAD, Terry, James Sheeran and Morton Sosna (1991). The Boundaries of Humanity: Humans, Ani-mals, Machines. Berkeley: University of California Press.

ZBOYA, Eric (2011). Un Coup De Dès: At the Heart of a Shipwreck (Visual Poem). https://ubutext.memoryoftheworld.org/vp/003_Zboya_Un_Coup_de_Des_2011.pdf

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Donnachie, Karen ann, e Andy Simionato. 2018. «A Máquina Autorreplicadora De Mallarmé: Um Lance De Dados Jamais Abolirá O Acaso». Matlit: Materialidades Da Literatura 6 (1):37-49. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_3.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)