A Máquina Autorreplicadora de Mallarmé: Um Lance de Dados Jamais Abolirá o Acaso
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_3Palavras-chave:
literatura eletrónica, poesia gerativa, remediação, GoogleResumo
Este artigo explora o legado artístico do poema de Stéphane Mallarmé “Un Coup de Dés Jamais N’Abolirà le Hasard” de 1897, através de uma seleção de obras derivativas, a fim de demonstrar de que forma o poema pode ser interpretado em ambientes digitais como uma máquina auto-replicadora, que propicia programaticamente a produção contínua de obras posteriores, potencialmente incontáveis, incluindo a nossa própria reformulação para a Internet, chamada www.athrowofthedicewillneverabolishchance.com. Através de uma explicação detalhada desta obra, tentamos traçar uma linhagem entre o poema/livro original de Mallarmé de 1897 e a Google, empresa constituída um século depois, em 1997. Concluímos especulando sobre o potencial que nossa interpretação da obra de Mallarmé contém para uma forma de poesia para leitores não-humanos, que interpretamos como uma busca metafísica do sentido pelo tipo de programas de Inteligência Artificial atualmente em desenvolvimento por corporações como a Google.
Downloads
Referências
BLANCHOT, Maurice (2003). The Book to Come. Trans. Charlotte Mandell. Stanford, Calif.: Stanford Univer-sity Press.
BOWIE, Malcolm (1978). Mallarmé and the Art of Being Difficult. Cambridge: Cambridge University Press.
BROODTHAERS, Marcel (1969). Un Coup De Dés Jamais N’abolira Le Hasard.
BROODTHAERS, Marcel (1992) “L’Exposition à la Galerie” in Broodthaers: Exhibition, Paris, National Gallery of Jeu de Paume, 17 December 1991-1 March 1992. Paris: Ed. du Jeu de Paume.
DERRIDA, Jacques (1978). Writing and Difference. Chicago: University of Chicago Press.
DIACONO, Mario & Mallarmé, Stéphane (1968). A Metrica N'aboolira. San Francisco: Edizioni JCT, Futura Press.
DONNACHIE, Karen Ann and Andy Simionato (2017). “A Throw of the Dice Will Never Abolish Chance.” Tokyo TDC Exhibition 2017. DDD Kyoto, Japan, July-August, 2017; Ginza Gallery Tokyo, Japan, April 2017.
DYSON, George (2012). Turing’s Cathedral : The Origins of the Digital Universe. New York: Pantheon Books.
EVAN, Cerith Wyn (2010). … après Stéphane Mallarmé.
FRAENKEL, Ernest (1960). Les Déssins Trans-conscients De Stéphane Mallarmé. Paris: Nizet.
GROYS, Boris (2011). “Google: Words Beyond Grammar.” Documenta 13: 100 Notizen-100 Gedanken, vol. 46.
GUATTARI, Félix (1995). “On Machines.” Andrew Benjamin ed. Complexity, JPVA, 6.
GUERLAC, Suzanne (2000). Literary Polemics. Palo Alto, Calif.: Stanford University Press.
HOKENSON, Jan (2004). Japan, France, and East-West Aesthetics: French Literature, 1867-2000. Madison, N.J.: Fairleigh Dickinson Univ Press.
HUGONNIER, Marine (2007). Un Coup De Dés Jamais N'abolira Le Hasard—L'Espace Social.
KELLY, Ellsworth (1992). Un Coup De Dés Jamais N’abolira Le Hasard, New York Limited Editions Club.
LERICOLAIS, Rainier (2009). Carton Perforé. https://www.youtube.com/watch?v=JkG_qAk7zxQ
MARANDA, Michael (2008). Un Coup De Dés Jamais N’abolira Le Hasard: Livre.
MEGGS, Philip and Alston Purvis (1992). A History of Graphic Design. Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons.
MEILLASSOUX, Quentin (2012). The Number and the Siren. Trans. Robert Mackey. Fairmouth, UK: Ur-banomic; New York: Sequence Press.
MOLINARI Guido and Stéphane Mallarmé (2003). Equivalence, A Stroke Of The Dice Never Will Abolish Chance, Montreal: Editions Du Passage.
PEARSON, Roger (2004). Mallarmé and Circumstance: The Translation of Silence. Oxford: Oxford University Press, 2004.
PICHLER, Michalis (2009). Un Coup De Dés Jamais N‘abolira Le Hasard (MUSIQUE).
RALEY, Rita (2016). “Algorithmic Translations.” CR: The New Centennial Review, 16.1: 115-138. https://escholarship.org/uc/item/9p08q4wq
VON AHN, Luis, Benjamin Maurer, Colin McMillen, David Abraham & Manuel Blum (2008). “Recaptcha: Human-based Character Recognition Via Web Security Measures.” Science, 321 (5895). doi: 10.1126/science.1160379
WINOGRAD, Terry, James Sheeran and Morton Sosna (1991). The Boundaries of Humanity: Humans, Ani-mals, Machines. Berkeley: University of California Press.
ZBOYA, Eric (2011). Un Coup De Dès: At the Heart of a Shipwreck (Visual Poem). https://ubutext.memoryoftheworld.org/vp/003_Zboya_Un_Coup_de_Des_2011.pdf
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Karen ann Donnachie, Andy Simionato
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.