Hiperficção e Leitura, com Exemplos do Processamento Eletrónico dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_10Palavras-chave:
hiperficção, leitura, narração, autor, contos de fadas dos irmãos GrimmResumo
O hipertexto é adequado para levar a cabo experiências literárias, na medida em que desconstrói a sequência temporal da narração e diminui a autoridade do autor. O autor de hiperficção, de alguma forma, perde o controlo sobre como a sua obra influencia o leitor. Por outro lado, a crença de que o/a leitor/a de hiperficção é, ao mesmo tempo, seu/sua autor/a, pois escolhe o caminho para percorrer o texto, as ligações a reter e, dessa maneira, cria um novo texto, pode ser questionada. Utilizando como base quer as versões em rede, quer versões não conectadas em rede de alguns contos dos irmãos Grimm, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de determinar se e como as obras de hiperficção mudam as formas de leitura, ou mesmo de pensar, ou se, pelo contrário, os modos tradicionais de pensar e de ler, e sua sequencialidade (princípio, meio, fim) estão tão profundamente enraizados no nosso processamento que não podem ser alterados.
Downloads
Referências
BELL, Alice, Astrid Ensslin, and Hans Kristian Rustad, eds. (2014). Analyzing Digital Fiction. New York and London: Routledge.
BOLTER, Jay David (2001). Writing Space: The Computer, Hypertext and the Remediation of Print. New York: Routledge.
BULAJA, Zvonimir, ed. (2002). Klasici hrvatske književnosti (available as a CD-ROM). Zagreb: Bulaja naklada.
BULAJA, Zvonimir, ed. (2004). Klasici svjetske književnosti (available as a CD-ROM). Zagreb: Bulaja naklada.
DERRIDA, Jacques (2002). Writing and difference. London and New York: Routledge.
DOUGLAS, Jane Yellowlees (1991). “Are We Reading Yet? A Few Pointers on Reading Hypertext Narra-tives.” Print introduction to Victory Garden, by Stuart Moultrhop. Watertown, MA: Eastgate Sys-tems.
DOUGLAS, Jane Yellowlees (2000). The End of Books or Books without End. Ann Arbor: University of Michigan Press.
ENSSLIN, Astrid (2014). Literary Gaming. Cambridge, MA: MIT Press.
FOUCAULT, Michel (2002). “Was ist ein Autor?” Schriften. Ed. Daniel Defert. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
IDENSEN, Heiko (2000). “Hypertext, Hyperfiction, Hyperwissenschaft. Von der Hyperfiction zu kolloborativen Online – projekten.” Simulation eines Vortrags in Karlsruhe, Museum für Literatur am Oberheim (April, 18, 2000). 2 February 2017. http://www.netzliteratur.net
LANDOW, George P. (1994). Hyper/Text/Theory. Baltimore: John Hopkins UP.
LANDOW, George P. (2006). Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an Era of Globalization (Parallax: Re-visions of Culture and Society). Baltimore: John Hopkins UP.
LANDOW, George P. (1997). Hypertext 2.0: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology (Parallax: Re-visions of Culture and Society). Baltimore: John Hopkins UP.
MICHAEL, Joyce (1987). Afternoon – A Story. Watertown, MA: Eastgate Systems.
MOULTHROP, Stuart (1991). Victory Garden. Watertown, MA: Eastgate Systems.
ORTMANN, Sabrina (2001). netz literaturprojekt. Entwicklung einer neuen Literaturform von 1960 bis heute. Berlin: berlinerzimmer.de.
TEŽAK, Dubravka, and Marina Gabelica (2015). Digital Children’s Literature. Ljubljana: EDUvision, 856 – 866.
TOSCA, Susana Pajares, and Helle Nina Pedersen (2015). “Is There a Text in this Tablet? Tablets, literary texts and readers.” The Tablet Book. Eds. Caroline Bassett, Ryan Burns, Russell Glasson, and Kate O´Riordan. London: Falmer Press. 180–205.
VELIČKI, Vladimira, and Damir Velički (2014). “Media Literacy versus Traditional Literacy: A New View at Reading.” EDULEARN14, 6th International Conference on Education and New Learning Technologies Proceedings. Barcelona: IATED Academy. 7414-7424.
WIRTH, Uwe (2004). “Hypertextualität als Gegenstand einer intermedialen Literaturwissenschaft. ” Grenzen der Germanistik. Ed.Walter Erhart. Stuttgart und Weimar: Metzler. 420–430.
LIST OF WEBSITES
Anthology of European Electronic Literature. 6 July 2018. https://anthology.elmcip.net/about.html
BEK Besplatne elektroničke knjige. 6 July 2018. www.elektronickeknjige.com
Commedia. 6 July 2018. www.kresimirpintaric.com/commedia
Electronic Literature as a Model of Creativity and Innovation in Practice. 6 July 2018. https://elmcip.net
Hyperizons. Hypertext distribution and information site. 15 June 2006. http://www.duke.edu/~mshumate/hyperfic.html
Lyrikline. Listen to the poet. 6 July 2018. www.lyrikline.org
Lyrikmaschine. 6 July 2018. www.martinauer.net
Netzliteratur // Internetliteratur // Netzkunst, hrsg. von Johannes Auer / Christiane Heibach / Beat Suter. 6 July 2018. www.netzliteratur.net
Projekt Ministarstva obrazovanja i znanosti, u realizaciji "Bulaja naklade" i Hrvatske akademske i istraživačke mreže CARNet. 6 July 2018. http://lektire.skole.hr
The next web: Netflix launches new ‘interactive shows’ that let viewers dictate the story. 6 July 2018. https://thenextweb.com/apps/2017/06/20/netflix-interactive-show-viewer-story/
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.