Hiperficção e Leitura, com Exemplos do Processamento Eletrónico dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm

Autores

  • Vladimira Velički Faculty of Teacher Education, University of Zagreb
  • Damir Velički Faculty of Teacher Education, University of Zagreb

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_10

Palavras-chave:

hiperficção, leitura, narração, autor, contos de fadas dos irmãos Grimm

Resumo

O hipertexto é adequado para levar a cabo experiências literárias, na medida em que desconstrói a sequência temporal da narração e diminui a autoridade do autor. O autor de hiperficção, de alguma forma, perde o controlo sobre como a sua obra influencia o leitor. Por outro lado, a crença de que o/a leitor/a de hiperficção é, ao mesmo tempo, seu/sua autor/a, pois escolhe o caminho para percorrer o texto, as ligações a reter e, dessa maneira, cria um novo texto, pode ser questionada. Utilizando como base quer as versões em rede, quer versões não conectadas em rede de alguns contos dos irmãos Grimm, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de determinar se e como as obras de hiperficção mudam as formas de leitura, ou mesmo de pensar, ou se, pelo contrário, os modos tradicionais de pensar e de ler, e sua sequencialidade (princípio, meio, fim) estão tão profundamente enraizados no nosso processamento que não podem ser alterados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland (1987). “Smrt autora.” Suvremene književne teorije. Ed. Miroslav Beker. Zagreb: Matica Hrvatska. 176-180.

BELL, Alice, Astrid Ensslin, and Hans Kristian Rustad, eds. (2014). Analyzing Digital Fiction. New York and London: Routledge.

BOLTER, Jay David (2001). Writing Space: The Computer, Hypertext and the Remediation of Print. New York: Routledge.

BULAJA, Zvonimir, ed. (2002). Klasici hrvatske književnosti (available as a CD-ROM). Zagreb: Bulaja naklada.

BULAJA, Zvonimir, ed. (2004). Klasici svjetske književnosti (available as a CD-ROM). Zagreb: Bulaja naklada.

DERRIDA, Jacques (2002). Writing and difference. London and New York: Routledge.

DOUGLAS, Jane Yellowlees (1991). “Are We Reading Yet? A Few Pointers on Reading Hypertext Narra-tives.” Print introduction to Victory Garden, by Stuart Moultrhop. Watertown, MA: Eastgate Sys-tems.

DOUGLAS, Jane Yellowlees (2000). The End of Books or Books without End. Ann Arbor: University of Michigan Press.

ENSSLIN, Astrid (2014). Literary Gaming. Cambridge, MA: MIT Press.

FOUCAULT, Michel (2002). “Was ist ein Autor?” Schriften. Ed. Daniel Defert. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

IDENSEN, Heiko (2000). “Hypertext, Hyperfiction, Hyperwissenschaft. Von der Hyperfiction zu kolloborativen Online – projekten.” Simulation eines Vortrags in Karlsruhe, Museum für Literatur am Oberheim (April, 18, 2000). 2 February 2017. http://www.netzliteratur.net

LANDOW, George P. (1994). Hyper/Text/Theory. Baltimore: John Hopkins UP.

LANDOW, George P. (2006). Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an Era of Globalization (Parallax: Re-visions of Culture and Society). Baltimore: John Hopkins UP.

LANDOW, George P. (1997). Hypertext 2.0: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology (Parallax: Re-visions of Culture and Society). Baltimore: John Hopkins UP.

MICHAEL, Joyce (1987). Afternoon – A Story. Watertown, MA: Eastgate Systems.

MOULTHROP, Stuart (1991). Victory Garden. Watertown, MA: Eastgate Systems.

ORTMANN, Sabrina (2001). netz literaturprojekt. Entwicklung einer neuen Literaturform von 1960 bis heute. Berlin: berlinerzimmer.de.

TEŽAK, Dubravka, and Marina Gabelica (2015). Digital Children’s Literature. Ljubljana: EDUvision, 856 – 866.

TOSCA, Susana Pajares, and Helle Nina Pedersen (2015). “Is There a Text in this Tablet? Tablets, literary texts and readers.” The Tablet Book. Eds. Caroline Bassett, Ryan Burns, Russell Glasson, and Kate O´Riordan. London: Falmer Press. 180–205.

VELIČKI, Vladimira, and Damir Velički (2014). “Media Literacy versus Traditional Literacy: A New View at Reading.” EDULEARN14, 6th International Conference on Education and New Learning Technologies Proceedings. Barcelona: IATED Academy. 7414-7424.

WIRTH, Uwe (2004). “Hypertextualität als Gegenstand einer intermedialen Literaturwissenschaft. ” Grenzen der Germanistik. Ed.Walter Erhart. Stuttgart und Weimar: Metzler. 420–430.


LIST OF WEBSITES
Anthology of European Electronic Literature. 6 July 2018. https://anthology.elmcip.net/about.html

BEK Besplatne elektroničke knjige. 6 July 2018. www.elektronickeknjige.com

Commedia. 6 July 2018. www.kresimirpintaric.com/commedia

Electronic Literature as a Model of Creativity and Innovation in Practice. 6 July 2018. https://elmcip.net

Hyperizons. Hypertext distribution and information site. 15 June 2006. http://www.duke.edu/~mshumate/hyperfic.html

Lyrikline. Listen to the poet. 6 July 2018. www.lyrikline.org

Lyrikmaschine. 6 July 2018. www.martinauer.net

Netzliteratur // Internetliteratur // Netzkunst, hrsg. von Johannes Auer / Christiane Heibach / Beat Suter. 6 July 2018. www.netzliteratur.net

Projekt Ministarstva obrazovanja i znanosti, u realizaciji "Bulaja naklade" i Hrvatske akademske i istraživačke mreže CARNet. 6 July 2018. http://lektire.skole.hr

The next web: Netflix launches new ‘interactive shows’ that let viewers dictate the story. 6 July 2018. https://thenextweb.com/apps/2017/06/20/netflix-interactive-show-viewer-story/

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Velički, Vladimira, e Damir Velički. 2018. «Hiperficção E Leitura, Com Exemplos Do Processamento Eletrónico Dos Contos De Fadas Dos Irmãos Grimm». Matlit: Materialidades Da Literatura 6 (3):115-28. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_10.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section