O Interlocutor na Ficção Impressa e Digital: Dialogicidade, Agência, (Des-)Convencionalização

Autores

  • Astrid Ensslin University of Alberta

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_2

Palavras-chave:

ficção digital, narrativa não-natural, antimimético, interlocutor, dialogicidade

Resumo

A ficção digital tipicamente coloca o leitor/jogador num diálogo cibernético com várias funções narrativas, tais como personagens, vozes narrativas ou sugestões que emanam do ambiente narrativo. Os leitores acionam as suas respostas verbalmente, por meio de entrada digitada no teclado, ou por meio de vários tipos de interações físicas com a interface (clique do rato, movimentos do controlador, toque). O sentido de agência evocado através dessas interações dialógicas encontra-se totalmente convencionado como parte da narratividade digital. No entanto, existem exemplos de dialogismo encenado na ficção digital que merecem investigação mais aprofundada sob as designações latas de antimimetismo e não-naturalidade intrínseca (Richardson, 2016), como quando os leitores se tornam narratários pré-definidos sem, no entanto, poderem ter agência sobre a narrativa (canônica) como um todo (Frankenstein de Dave Morris), ou quando ouvem ou leem uma “protean,” “disembodied questioning voice” (Richardson, 2006: 79) que oscila entre o feedback do sistema, o monólogo interior da personagem e a interação sobrenatural (WALLPAPER da Dreaming Methods). Examino vários exemplos intrinsecamente não naturais de interlocutores medialmente específicos em ficção impressa e digital e avalio até que ponto os interlocutores não convencionais na ficção digital podem ter efeitos antimiméticos ou de desfamiliarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBER, Jan (2013). “Unnatural Narrative.” The Living Handbook of Narratology. Ed. Peter Hühn et al. Ham-burg: Hamburg University. 26 Feb. 2018. http://www.lhn.uni-hamburg.de/article/unnatural-narrative.

ALBER, Jan (2016). Unnatural Narrative: Impossible Worlds in Fiction and Drama. Lincoln, NE: University of Nebraska Press.

BELL, Alice (2017). “Interactional Metalepsis and Unnatural Narratology.” Narrative 24.3: 294-310.

BELL, Alice, Astrid Ensslin, Dave Ciccoricco, Jess Laccetti, Jessica Pressman, and Hans Rustad (2010). “A [S]creed for Digital Fiction.” Electronic Book Review. 26 Feb. 2018. http://www.electronicbookreview.com/thread/electropoetics/DFINative.

BEN-ARIE, Udi (2009). “The Narrative-Communication Structure in Interactive Narrative Works.” Interactive Storytelling. ICIDS 2009. Ed. I. A. Iurgel, N. Zagalo, and P. Petta. Lecture Notes in Computer Science, vol. 5915. Berlin: Springer. 152-162.

BIOWARE (2009-2014). Dragon Age. Series. Redwood City, CA: Electronic Arts.

CHATMAN, Seymour (1978). Story and Discourse: Narrative Structure in Fiction and Film. Ithaca and London: Cornell UP.

DREAMING METHODS (2015). WALLPAPER. 26 Feb. 2018. http://WALLPAPER.dreamingmethods.com/.

ENSSLIN, Astrid (2014). Literary Gaming. Cambridge, MA: MIT Press.

ENSSLIN, Astrid and Alice Bell (forthcoming, subject to manuscript review). Unnatural Narrative and Digital Fiction. Columbus, OH: Ohio State University Press.

FIEGUTH, Rolf (1973). “Zur Rezeptionslenkung bei narrativen und dramatischen Werken.” Sprache im technischen Zeitalter, 47:186-201.

FLUDERNIK, Monika (1996). Towards a “Natural” Narratology. London: Routledge.

IVERSEN, Stefan (2013). “Unnatural Minds.” A Poetics of Unnatural Narrative. Ed. J. Alber, H. Skov Nielsen and B. Richardson. Columbus, OH: The Ohio State University Press. 94-112.

JAHN, Manfred (2017). Narratology: A Guide to the Theory of Narrative. English Department, University of Cologne. 26 Feb. 2018. http://www.uni-koeln.de/~ame02/pppn.htm.

JANIK, Dieter (1973). Die Kommunikationsstruktur des Erzählwerks. Ein semiologisches Modell. Bebenhausen: Rotsch.

LABOV, William (1972). Language in the Inner City: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: U of Pennsylvania P.

MARINO, Mark C. (2006). I, Chatbot: The Gender and Race Performativity of Conversational Agents. PhD Dissertation, University of California, Riverside.

MATEAS, Michael and Andrew STERN (2005). Façade: A One Act Interactive Drama. 26 Feb. 2018. http://www.interactivestory.net/.

MORRIS, Dave (2012). Frankenstein. Cambridge: Inkle Studios.

PFISTER, Manfred (1972). Das Drama. Munich: Wilhelm Fink.

RICHARDSON, Brian (2006). Unnatural Voices: Extreme Narration in Modern and Contemporary Fiction. Columbus, OH: Ohio State University Press.

RICHARDSON, Brian (2016). Unnatural Narrative: Theory, History, and Practice. Columbus, OH: Ohio State University Press.

SHORT, Emily (2000). Galatea. 26 Feb. 2018. https://emshort.blog/my-work/.

SOBCHACK, Vivian C. (1995). “Phenomenology and the Film Experience.” Viewing Positions: Ways of Seeing Film. Ed. L. Williams. New Brunswick: Rutgers University Press. 36-58.

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Ensslin, Astrid. 2018. «O Interlocutor Na Ficção Impressa E Digital: Dialogicidade, Agência, (Des-)Convencionalização». MATLIT: Materialidades Da Literatura 6 (3):21-34. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_2.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section