Alice Inanimada (episódio 1) e “Avó e neto contra vento e areia”, de Teolinda Gersão: como ler legitimamente literatura digital no atual programa de português do ensino secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_13

Palavras-chave:

literatura digital, educação literária, currículo

Resumo

Alice Inanimada é um caso singular de eficácia da literatura eletrónica junto do público juvenil. Em Portugal, o impacto da obra e a exemplaridade com que propõe um contacto com a ecologia do digital justificam que o reconhecimento dos seus méritos estéticos seja ensaiado na escola, onde as obras eletrónicas não figuram. O currículo não é, contudo, um sistema fechado e impeditivo de contactos com produção artística não contemplada no syllabus oficial, o que abre vias para a entrada da literatura digital no seu âmbito. O conto Avó e neto contra vento e areia, de Teolinda Gersão, constitui um excelente veículo literário para essa entrada, através do diálogo temático e simbólico que estabelece com Alice Inanimada. Esse diálogo sustentou uma experiência de didatização de Alice Inanimada em regime de leitura extensiva, em articulação com o conto de Teolinda Gersão. O relato da experiência apresenta-nos possibilidades de exploração conjunta das duas obras.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Mateus, Rui Afonso. 2020. «Alice Inanimada (episódio 1) E “Avó E Neto Contra Vento E areia”, De Teolinda Gersão: Como Ler Legitimamente Literatura Digital No Atual Programa De Português Do Ensino secundário». Matlit: Materialidades Da Literatura 8 (1):241-52. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_13.

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Secção Temática | Thematic Section