O escritor, o detetive e o Twine: a ficção interativa ao serviço da escrita criativa na aula de português língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_9Palavras-chave:
ensino/aprendizagem da escrita, escrita criativa digital, ficção interativa, ficção hipertextual, Twine, português como língua estrangeiraResumo
Partindo dos princípios da metodologia da aprendizagem criativa, o presente estudo exploratório visou compreender as potencialidades e os desafios da escrita de ficção interativa com o programa Twine, em contexto de ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira, com alunos do ensino superior. A elevada fluência da expressão escrita resultante do projeto, bem como a perceção positiva manifestada pelos aprendentes no que diz respeito ao prazer de escrita e à utilidade para a aprendizagem da língua são sinais positivos para o futuro do género interativo no ensino. Foi ainda possível identificar e analisar vários dos desafios associados com a didatização da escrita interativa em contexto de ensino, com vista à melhoria da prática docente e ao aumento da eficácia das aprendizagens.
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