Hiperficção e Leitura, com Exemplos do Processamento Eletrónico dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm

  • Vladimira Velički Faculty of Teacher Education, University of Zagreb
  • Damir Velički Faculty of Teacher Education, University of Zagreb
Palavras-chave: hiperficção, leitura, narração, autor, contos de fadas dos irmãos Grimm

Resumo

O hipertexto é adequado para levar a cabo experiências literárias, na medida em que desconstrói a sequência temporal da narração e diminui a autoridade do autor. O autor de hiperficção, de alguma forma, perde o controlo sobre como a sua obra influencia o leitor. Por outro lado, a crença de que o/a leitor/a de hiperficção é, ao mesmo tempo, seu/sua autor/a, pois escolhe o caminho para percorrer o texto, as ligações a reter e, dessa maneira, cria um novo texto, pode ser questionada. Utilizando como base quer as versões em rede, quer versões não conectadas em rede de alguns contos dos irmãos Grimm, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de determinar se e como as obras de hiperficção mudam as formas de leitura, ou mesmo de pensar, ou se, pelo contrário, os modos tradicionais de pensar e de ler, e sua sequencialidade (princípio, meio, fim) estão tão profundamente enraizados no nosso processamento que não podem ser alterados.

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Publicado
2018-08-10
Secção
Secção Temática | Thematic Section