Os “álbuns despenteados” em Esse cabelo de Djaimilia Pereira de Almeida
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_11Palavras-chave:
fototexto, escrita autobiográfica, literatura portuguesa contemporânea, Djaimilia Pereira de AlmeidaResumo
Neste artigo, analiso a relação entre texto e fotografia na obra Esse cabelo de Djaimilia Pereira de Almeida a partir da interdependência entre a forma literária híbrida em que a obra se apresenta, a procura identitária da voz narradora e protagonista, e o procedimento de representação que chama em causa a fotografia. Se, por um lado, é verdade que o género da escrita autobiográfica desde cedo se tem acompanhado às referências fotográficas, mais ou menos materiais, e por outro que tal género adquire particular relevância no contexto da chamada ‘literatura diaspórica’, na obra da escritora afro-portuguesa as três dimensões entrecruzam-se de uma forma não previsível, o que a resgata de fáceis categorizações e permite lê-la sob a luz dos estudos interartes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Djaimilia Pereira de (2018). Luanda, Lisboa, Paraíso. Lisboa: Companhia das Letras.
ALMEIDA, Djaimilia Pereira de (2019). Pintado com o pé. Lisboa: Relógio d’Água.
ALMEIDA, Djaimilia Pereira de (2020). Esse cabelo. 4.ª ed. Lisboa: Relógio d’Água.
ALMEIDA, Djaimilia Pereira de (2021). “Entrevista com Djaimilia Pereira de Almeida”. Língua-Lugar: literatura, história, estudos culturais 1.2: 174-183. DOI: 10.34913/journals/lingualugar.2020.e427.
ALMEIDA, Djaimilia Pereira de, Humberto Brito (2020). Regras de isolamento. Vida ao redor do centro. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
BARTHES, Roland (1980). La chambre claire. Note sur la photographie. Paris: Éditions Gallimard; Éditions du Seuil.
BENJAMIN, Walter (2003). Opere complete. Vol. 5, Scritti 1932-1933. Ed. Enrico Ganni. Torino: Einaudi.
BENJAMIN, Walter (2006). Opere complete. Vol. 7, Scritti 1938-1940. Ed. Enrico Ganni. Torino: Einaudi.
BENJAMIN, Walter (2013). Rua de mão única / Infância berlinense: 1900. Ed. e tr. João Barrento. Belo Horizonte; São Paulo: Autêntica Editora.
BLATT, Ari J. (2009). “The interphototextual dimension of Annie Ernaux and Marc Marie’s L’usage de la photo”. Word and Image 25.1: 46-55. DOI: 10.1080/02666280802047711.
BRESSANE, Ronaldo (2016). “Prosa indomável”. Revista Cult. 7 abr 2016. https://ronaldobressane.com/2016/04/07/prosa-indomavel/ [31 março 2021].
BRITTO, Milena (2018). “Narrar a si mesmo e rasurar o cânone: feminismos e literatura contemporânea”. Literatura, estética e revolução. Eds. Adriana de Fátima Barbosa Araújo, e Susana Souto Silva. Brasília: Universidade de Brasília. 41-52.
CESERANI, Remo (2011). L’occhio della Medusa. Fotografia e letteratura. Torino: Bollati Boringhieri.
FANON, Frantz (2008). Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EdUFBA.
FERREIRA, Patrícia Martinho (2020). Órfãos do Império. Heranças coloniais na literatura portuguesa contemporânea. Lisboa: ICS. Imprensa de Ciências Sociais.
GONÇALVES, Bianca Mafra (2019). “Existe uma literatura negra em Portugal?”. Revista Crioula 1.23: 121-140. DOI: 10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.155948.
KIEFER, Luísa Martins Waetge (2018). Sobre fotografia e ficção: histórias em imagens. Tese de doutoramento. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
KILOMBA, Grada (2019). Memórias da plantação. Episódios de racismo quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro.
LANÇA, Marta (2015). “Djaimilia Pereira de Almeida”. Rede Angola. 7 set 2015. http://www.redeangola.info/especiais/85033-2/ [31 março 2021].
LIMA, Norma Sueli Rosa (2020). “Esse cabelo em Luanda, Lisboa, Paraíso: Djaimilia Pereira de Almeida e a experiência do desenraizamento na tentativa de integração”. Convergência Lusíada 31.43: 12-24. DOI: 10.37508/rcl.2020.n43a375.
MATA, Inocência (2018). “Uma implosiva geografia exílica”. Público. 14 dez 2018. https://www.publico.pt/2018/12/14/culturaipsilon/critica/implosiva-geografia-exilica-1854334/ [31 março 2021].
MBEMBE, Achille (2017). Critique of Black reason. Durham: Duke University Press.
MEDEIROS, Paulo de (2020). “Memórias pós-imperiais: Luuanda, de José Luandino Vieira, e Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida”. Língua-Lugar: literatura, história, estudos culturais 1.1: 136-149. DOI: 10.34913/journals/lingua-lugar.2020.e211.
MIRIZIO, Annalisa (2011). “Autobiography as political essay: narrative strategies in Black postmodern literature”. Afroeurope@n configurations: readings and projects. Ed. Sabrina Brancato. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. 157-168.
RAMOS, Marina Feldhues (2017). Conhecer fotolivros: (in)definições, histórias e processos de produção. Dissertação de mestrado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
RIBEIRO, Margarida Calafate (2019a). “Luanda, Lisboa, Paraíso?”. Buala. 26 dez 2019. https://www.buala.org/pt/a-ler/luanda-lisboa-paraiso/ [31 março 2021].
RIBEIRO, Margarida Calafate (2019b). “Viagens na Minha Terra de ‘outros’ ocidentais”. Heranças pós-coloniais nas literaturas de língua portuguesa. Eds. Margarida Calafate Ribeiro, e Phillip Rothwell. Porto: Afrontamento. 291-308.
SONTAG, Susan (1977). On Photography. New York: Farrar, Straus & Giroux.
SOUSA, Sandra (2017). “A descoberta de uma identidade pós-colonial em Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida”. Abril 9.18: 57-68.
TORRÃO, Nazaré (2017). “Espelho meu, diz-me quem sou e quem poderia ter sido! Uma análise de Esse Cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida”. Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe – XXIe siècles). Eds. Maria Graciete Besse et al. Paris: Editions Hispaniques. 281-288.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alice Girotto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.