Vol. 9 N.º 1 (2021): Fotolivros de Literatura: Teoria e História
Fotolivros de literatura são frequentemente descritos como casos paradigmáticos de intermidialidade. Autores definiram intermidialidade como “intertextualidade que transgride as fronteiras da mídia” e “relações intermodais na mídia”. Nos fotolivros de literatura, pelo menos dois sistemas estão densamente relacionados – sistema verbal e fotografia. A palavra parece estar ligada à imagem fotográfica em uma interação bidirecional, envolvendo influências mutuamente modulatórias conectando palavra e imagem fotográfica. Criam um sistema acoplado que pode ser descrito como um novo sistema ou um novo gênero. Projetado e produzido desde o final do século XIX, este tipo de experimento multimodal (ou gênero literário intermídia), tem atraído escritores, fotógrafos e designers dos mais diversos domínios literários e artísticos. Nas últimas décadas, este fenômeno tem-se tornado cada vez mais popular, conforme testemunhado por meio de antologias e séries de livros em catálogos de muitas editoras. O desenvolvimento tecnológico dos processos de edição e publicação, a impressão digital, com gráficas menores e mais baratas, o surgimento de editoras independentes com novos canais de distribuição, incluindo a internet, contribuíram para o surgimento e consolidação do fotolivro como um gênero contemporâneo significativo. Este número reune especialistas de diferentes áreas de pesquisa (história e crítica literária, fotografia, semiótica, estudos de mídia, estudos de intermídia e multimodalidade), interessados no fotolivro como gênero literário específico.
Ana Luiza Fernandes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Karl Erik Schollhammer (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
João Queiroz (Universidade Federal de Juiz de Fora)