What ELO23 taught us about hacking the good life: Observations on the “know thyself” role-playing prototype

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_11

Palavras-chave:

ética moral, pesquisa baseada na prática, role-playing game, autorreflexão

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre um resultado inesperado do workshop preparado para a conferência ELO2023 em Coimbra. O workshop centrou-se na investigação em curso de um livro-jogo do século XVI sobre virtudes morais. Esta ferramenta pedagógica é composta por um resumo da Ética de Aristóteles e um jogo com uma volvelle de três discos circulares e um ponteiro, regras e peças para dois jogadores. Depois de uma introdução às questões de investigação relacionadas com o livro e o jogo, experimentámos alguns movimentos no tabuleiro de corrida, criámos as nossas próprias volvelles digitais e, por fim, acabámos a partilhar um protótipo de um jogo de role-playing que transporta os conceitos mais assertivos que o autor (João de Barros) apresenta em sua obra. Neste artigo, expomos as nossas reflexões  sobre o momento particular de experimentação com o protótipo “know thyself”, como forma de documentar e verbalizar algumas das descobertas iniciais que emergiram a partir do workshop.

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

Pedro, Celeste, e Terhi Marttila. 2025. «What ELO23 Taught Us about Hacking the Good Life: Observations on the “know thyself” Role-Playing Prototype». Matlit: Materialidades Da Literatura 11 (1):175-89. https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_11.