A Topographical Approach to Re-Reading Books about Islands in Digital Literary Spaces

Autores

  • J. R. Carpenter unaffiliated scholar

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_5

Palavras-chave:

ilhas, náufragos, topografia, leitura, texto variável, literatura digital

Resumo

Este artigo adota uma abordagem topográfica enquanto forma de releitura de livros impressos em espaços literários digitais através da análise de uma obra de literatura digital em linha, …and by islands I mean paragraphs (Carpenter 2013). Nesta obra, um leitor encontra-se à deriva num mar de espaço em branco que se estende além dos limites da janela do ‘browser’, para norte, sul, leste e oeste. Este mar é pontilhado por pontos gerados por computador. Estes textos fluidos invocam cadeias de variáveis que contêm palavras e frases recolhidas de um vasto corpus literário de livros sobre ilhas. Individualmente, cada uma destas ilhas textuais representa um tópico – a partir do grego topos, que significa lugar. Coletivamente, constituem um mapa topográfico de uma prática sustentada de leitura e releitura, de escrita e reescrita sobre o tema das ilhas. Este artigo argumenta que fragmentos de textos impressos, designados eventos-afirmativos em processos digitais, são reconstituídos como eventos num presente digital, que é também uma rutura com o presente. Um novo regime de significação emerge em que a autoria é distribuída e o texto é ‘eventivizado’ (Hayles). Este regime situa-se na interface entre uma estética incoerente, que tende a desmontar conjuntos arrumados, incluindo obras conhecidas da literatura impressa; e uma política incoerente, que tende a dissolver laços institucionais existentes, incluindo ligações de autoria e de lugar. Galloway denomina este regime de significação de ‘regime sujo da verdade’. 

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_5

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

J. R. Carpenter, unaffiliated scholar

J. R. Carpenter is a Canadian artist, writer, researcher, performer and maker of maps, zines, books, poetry, short fiction, long fiction, non-fiction, and non-linear, intertextual, hypermedia, and computer-generated narratives. She lives in South Devon, England. http://luckysoap.com

Referências

BALLARD, J. G. (2011). Concrete Island. [1973]. London: Fourth Estate.

BISHOP, Elizabeth (1971). “Crusoe in England.” The New Yorker 6 Nov.: 48.

BOLTER, Jay David (2001). Writing Space: Computers, Hypertext, and the Remediation of Print. 2nd ed. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.

CARPENTER, J. R. (2012). “The Sea and Spar Between by Nick Montfort and Stephanie Strickland.” Magazine MCD (Musiques & Cultures Digitales) 66.

CARPENTER, J. R. (2013a). “…and by islands I mean paragraphs.” luckysoap. http://luckysoap.com/andbyislands.

CARPENTER, J. R. (2013b). “…and by islands I mean paragraphs.” The Island Review 4 Oct. 15 Jan. 2016.

http://www.theislandreview.com/and-by-islands-i-mean-paragraphs/.

CARPENTER, J. R. (2014). “Eight Short Talks About Islands ...and by islands I mean paragraphs.” Journal of Writing in Creative Practice 7. 1: 27-32. doi: 10.1386/jwcp.7.1.27_1.

CARPENTER, J. R. (2015). Writing Coastlines: Locating Narrative Resonance in Transatlantic Communications Networks. PhD thesis. University of the Arts London and Falmouth University. 15 Jan. 2016.

http://ualresearchonline.arts.ac.uk/7825/.

COETZEE, J. M. (2010). Foe. [1986]. London: Penguin.

DARWIN, Charles (1997). The Voyage Of The Beagle. [1838]. London: Wordsworth Classics.

DEFOE, Daniel (2000). Robinson Crusoe. [1719]. Ware: Wordsworth Classics.

DELEUZE, Gilles (2004). “Desert Islands.” Desert Islands and Other Texts, 1953--1974. Semiotext(e) / Foreign Agents.

DELEUZE, Gilles, Félix Guattari (2007). A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. [1987]. Minneapolis: U. Minnesota.

DÍAZ, Hernán (2010). “A Topical Paradise.” Cabinet 38: Islands. Brooklyn, NY: 79-85.

DORESKI, C. K. (1993). Elizabeth Bishop: The Restraints of Language. Oxford: Oxford UP.

GALLOWAY, Alexander R. (2012). The Interface Effect. Cambridge: Polity.

HAYLES, N. Katherine (2006). “The Time of Digital Poetry: From Object to Event.” New Media Poetics: Contexts, Technotexts, and Theories. Eds. Adelaide Morris and Thomas Swiss. Cambridge: MIT Press. 181-210.

MONTFORT, Nick, Stephanie Strickland (2010). Sea and Spar Between. nickm.com. 15 Jan. 2016.

http://nickm.com/montfort_strickland/sea_and_spar_between/.

SAMPLE, Mark (2013a). House of Leaves of Grass. fugitivetexts.net. 8 May 2013. http://fugitivetexts.net/houseleavesgrass/.

SAMPLE, Mark (2013b). “no life no life no life no life: the 100,000,000,000,000 stanzas of House of Leaves of Grass.” samplereality. 8 May 2013. http://www.samplereality.com/2013/05/08/no-life-no-life-no-life-no-life-the-100000000000000-stanzas-of-house-of-leaves-of-grass/.

SCHALANSKY, Judith (2010). Atlas of Remote Islands: Fifty Islands I Have Never Set Foot On and Never Will. Tr. Christine Lo. NY: Penguin.

WARK, McKenzie (2011). The Beach Beneath the Street: The Everyday Life and Glorious Times of The Situationist International. London & NY: Verso.

##submission.downloads##

Publicado

2016-02-28

Como Citar

Carpenter, J. R. 2016. «A Topographical Approach to Re-Reading Books about Islands in Digital Literary Spaces». Matlit: Materialidades Da Literatura 4 (1):81-94. https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_5.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section