A Topographical Approach to Re-Reading Books about Islands in Digital Literary Spaces
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_5Palavras-chave:
ilhas, náufragos, topografia, leitura, texto variável, literatura digitalResumo
Este artigo adota uma abordagem topográfica enquanto forma de releitura de livros impressos em espaços literários digitais através da análise de uma obra de literatura digital em linha, …and by islands I mean paragraphs (Carpenter 2013). Nesta obra, um leitor encontra-se à deriva num mar de espaço em branco que se estende além dos limites da janela do ‘browser’, para norte, sul, leste e oeste. Este mar é pontilhado por pontos gerados por computador. Estes textos fluidos invocam cadeias de variáveis que contêm palavras e frases recolhidas de um vasto corpus literário de livros sobre ilhas. Individualmente, cada uma destas ilhas textuais representa um tópico – a partir do grego topos, que significa lugar. Coletivamente, constituem um mapa topográfico de uma prática sustentada de leitura e releitura, de escrita e reescrita sobre o tema das ilhas. Este artigo argumenta que fragmentos de textos impressos, designados eventos-afirmativos em processos digitais, são reconstituídos como eventos num presente digital, que é também uma rutura com o presente. Um novo regime de significação emerge em que a autoria é distribuída e o texto é ‘eventivizado’ (Hayles). Este regime situa-se na interface entre uma estética incoerente, que tende a desmontar conjuntos arrumados, incluindo obras conhecidas da literatura impressa; e uma política incoerente, que tende a dissolver laços institucionais existentes, incluindo ligações de autoria e de lugar. Galloway denomina este regime de significação de ‘regime sujo da verdade’.
Downloads
Referências
BALLARD, J. G. (2011). Concrete Island. [1973]. London: Fourth Estate.
BISHOP, Elizabeth (1971). “Crusoe in England.” The New Yorker 6 Nov.: 48.
BOLTER, Jay David (2001). Writing Space: Computers, Hypertext, and the Remediation of Print. 2nd ed. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.
CARPENTER, J. R. (2012). “The Sea and Spar Between by Nick Montfort and Stephanie Strickland.” Magazine MCD (Musiques & Cultures Digitales) 66.
CARPENTER, J. R. (2013a). “…and by islands I mean paragraphs.” luckysoap. http://luckysoap.com/andbyislands.
CARPENTER, J. R. (2013b). “…and by islands I mean paragraphs.” The Island Review 4 Oct. 15 Jan. 2016.
http://www.theislandreview.com/and-by-islands-i-mean-paragraphs/.
CARPENTER, J. R. (2014). “Eight Short Talks About Islands ...and by islands I mean paragraphs.” Journal of Writing in Creative Practice 7. 1: 27-32. doi: 10.1386/jwcp.7.1.27_1.
CARPENTER, J. R. (2015). Writing Coastlines: Locating Narrative Resonance in Transatlantic Communications Networks. PhD thesis. University of the Arts London and Falmouth University. 15 Jan. 2016.
http://ualresearchonline.arts.ac.uk/7825/.
COETZEE, J. M. (2010). Foe. [1986]. London: Penguin.
DARWIN, Charles (1997). The Voyage Of The Beagle. [1838]. London: Wordsworth Classics.
DEFOE, Daniel (2000). Robinson Crusoe. [1719]. Ware: Wordsworth Classics.
DELEUZE, Gilles (2004). “Desert Islands.” Desert Islands and Other Texts, 1953--1974. Semiotext(e) / Foreign Agents.
DELEUZE, Gilles, Félix Guattari (2007). A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. [1987]. Minneapolis: U. Minnesota.
DÍAZ, Hernán (2010). “A Topical Paradise.” Cabinet 38: Islands. Brooklyn, NY: 79-85.
DORESKI, C. K. (1993). Elizabeth Bishop: The Restraints of Language. Oxford: Oxford UP.
GALLOWAY, Alexander R. (2012). The Interface Effect. Cambridge: Polity.
HAYLES, N. Katherine (2006). “The Time of Digital Poetry: From Object to Event.” New Media Poetics: Contexts, Technotexts, and Theories. Eds. Adelaide Morris and Thomas Swiss. Cambridge: MIT Press. 181-210.
MONTFORT, Nick, Stephanie Strickland (2010). Sea and Spar Between. nickm.com. 15 Jan. 2016.
http://nickm.com/montfort_strickland/sea_and_spar_between/.
SAMPLE, Mark (2013a). House of Leaves of Grass. fugitivetexts.net. 8 May 2013. http://fugitivetexts.net/houseleavesgrass/.
SAMPLE, Mark (2013b). “no life no life no life no life: the 100,000,000,000,000 stanzas of House of Leaves of Grass.” samplereality. 8 May 2013. http://www.samplereality.com/2013/05/08/no-life-no-life-no-life-no-life-the-100000000000000-stanzas-of-house-of-leaves-of-grass/.
SCHALANSKY, Judith (2010). Atlas of Remote Islands: Fifty Islands I Have Never Set Foot On and Never Will. Tr. Christine Lo. NY: Penguin.
WARK, McKenzie (2011). The Beach Beneath the Street: The Everyday Life and Glorious Times of The Situationist International. London & NY: Verso.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.