Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original, inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
- O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
Instruções para Autores
A Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público é uma publicação científica, de periodicidade semestral, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Aceita trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, na forma de artigos, ensaios e recensões, escritos em português, inglês, francês ou espanhol.
Artigos e ensaios serão sujeitos a dupla revisão e aprovação por pares, em regime de anonimato.
SECÇÕES E CHAMADAS DE TRABALHOS DA REVISTA
A Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público possui três secções: Dossiê, Ensaios e Recensões, organizadas de acordo com as normas descritas abaixo.
Secção “Dossiê”
- Publica artigos científicos relacionados com o tema da chamada de trabalhos. O autor deve indicar, no ato da submissão, a chamada para a qual submete o texto.
- Os artigos devem possuir a estrutura habitual de trabalhos científicos: introdução ao tema, discussão teórica e metodológica, resultados, conclusões e referências bibliográficas.
- A submissão de artigos deve respeitar os prazos e o escopo temático das chamadas de trabalho divulgadas periodicamente no site da revista.
- Os artigos não devem exceder 40.000 caracteres (com espaços), incluindo título/subtítulo, resumos, palavras-chaves, notas de rodapé e referências bibliográficas.
- Aconselha-se que os artigos tenham, no máximo, 4 autores.
- Os dossiês de cada número serão temáticos e coordenados por editores convidados.
Secção “Ensaio”
- Publica ensaios de temática livre, desde que focados na problematização de fenómenos e questões críticas do universo da comunicação e dos media nas suas diferentes interfaces.
- Os ensaios não necessitam de ter relação temática com as chamadas de trabalhos vigentes.
- Poderão ser submetidos em fluxo contínuo.
- Não devem exceder os 20.000 caracteres (com espaços), incluindo título, resumos, palavras-chave, notas de rodapé e referências bibliográficas.
- A coordenação da secção “Ensaios” caberá à Direção Editorial.
Secção “Recensões”
- A Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público publica recensões críticas de obras sobre Comunicação, Media e Jornalismo, desde que publicadas nos últimos três anos.
- Podem ser submetidas em fluxo contínuo.
- As recensões não devem exceder os 8.000 caracteres (com espaços), incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas.
- A coordenação da secção “Recensões” e a avaliação das recensões submetidas caberá à Direção Editorial.
NORMAS DE REDAÇÃO, DE FORMATAÇÃO E DE ESTILO
Títulos, subtítulos e entretítulos
- Artigos e ensaios devem ter títulos e entretítulos informativos. Subtítulos são opcionais.
- Os títulos devem apresentar tradução em inglês, abaixo do título original.
- Nas recensões, o título é substituído pela identificação da obra recenseada: autor, data de edição, título, editora e número de páginas.
- Entretítulos não devem ser numerados.
- Formatação: Times New Roman, 14 pt. e espaçamento simples
Resumos e palavras-chave (artigos e ensaios)
- Todos os artigos e ensaios devem possuir um resumo até 1000 caracteres, acompanhado de até 6 palavras-chaves, escritos em português e em inglês. Os autores devem ter especial atenção à tradução dos resumos e das palavras-chave.
- O resumo deve apresentar a estrutura do trabalho. Nos artigos, apresenta o problema de investigação, as opções teóricas e metodológicas, os resultados e as principais conclusões do estudo. Nos ensaios, além da estrutura do texto, o resumo deve sintetizar as principais ideias do texto e as conclusões do autor.
- Formatação: Times New Roman, tamanho 10pt, justificado e espaçamento simples.
Texto dos trabalhos (artigos, ensaios e recensões)
- Tipo de letra e tamanho: Times New Roman, 12 pt.
- Espaçamento entrelinhas no texto: 1,5.
- Alinhamento: justificado.
- Parágrafos: indentados 1cm.
- Número de páginas: sequencial.
- Notas de rodapé: devem ser utilizadas para esclarecer ideias fora do texto, e nunca para referências bibliográficas. Devem seguir numeração automática, alinhamento justificado, tamanho 10 pt, espaçamento simples.
- Referências bibliográficas sempre no final dos trabalhos.
Imagens/Gráficos/Tabelas
- Todos os elementos gráficos devem ser incluídos no documento do artigo, fixados na localização pretendida e devem ter um tamanho mínimo de 600px X 600pxs e 300 dpis.
- Devem, ainda, ser devidamente numerados e identificados com títulos curtos e informativos (na parte superior), além da respectiva fonte (na parte inferior do elemento).
- No caso de os autores incluírem qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da sua responsabilidade obter a autorização escrita e assumir os seus eventuais encargos.
Estilo
- Títulos de livros e de outras publicações devem ser grafados em itálico;
- Títulos de artigos e capítulos devem vir entre aspas (“ “).
- Estrangeirismos e neologismos surgem em itálico.
- Expressões numéricas que se incluam entre os números 0 e 9, ou que iniciem uma frase, surgem por extenso. Para expressões numéricas acima do número 10, que não iniciem uma frase, utiliza-se o numeral. Esta regra não se aplica a tabelas e gráficos, onde se emprega incondicionalmente o numeral.
- Funções matemáticas, estatísticas ou percentagens surgem de acordo com a expressão verbal (exemplo: 12 por cento), exceto quando incluídas em gráficos ou tabelas.
- O emprego de siglas é sempre descodificado numa primeira menção, sendo utilizada apenas a sigla a partir de então. Como exemplo: AACS (Alta Autoridade para a Comunicação Social) [...] AACS. As siglas e acrónimos são grafados sem pontos e não têm plural. Como exemplo: os Conselhos de Redação são os CR.
- Os trabalhos em língua portuguesa devem seguir a norma ortográfica em vigor nas suas variantes geopolíticas.
- As citações cuja ortografia seja anterior à norma vigente, devem ser atualizadas, exceto em casos em que essa ortografia seja relevante para o conteúdo tratado.
- Os topónimos e antropónimos devem ser grafados em vernáculo. Quando não existir, usa-se a grafia original. Exemplo: preferir Nova Iorque a New York. Manter Washington.
PROCESSO DE SUBMISSÃO E REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E DE ENSAIOS
Submissão - Os trabalhos (artigos ou ensaios) devem ser submetidos através da plataforma OJS da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, por meio da qual se poderá acompanhar todas as fases do processo editorial. No processo de submissão de artigos e ensaios devem ser enviados duas versões do manuscrito: uma garantindo o anonimato dos autores, ou seja, sem qualquer elemento que permita identificar a autoria do trabalho, e uma segunda versão com a identificação dos autores. Na versão anónima, os autores devem retirar quaisquer referências, ao longo do texto, ao seu nome e às suas publicações, tal como a identidade do autor nas “Propriedades” do documento Word. A versão com a identificação da autoria deve conter, logo após o título e a sua tradução: o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição, e-mail e ORCID. Do nome de cada autor, deve abrir-se uma nota de rodapé com uma nota biográfica sucinta, que deve ter o máximo de 80 palavras. Os autores devem ainda preencher os metadados exigidos na plataforma OJS no momento da submissão. Os autores são os únicos responsáveis pelos conteúdos de seus trabalhos. Cada autor só pode submeter um único artigo por número, seja como autor principal seja como coautor.
Revisão inicial - Numa primeira fase, os textos submetidos são analisados pela direção editorial no sentido de determinar a sua conformidade com as Condições para Submissão. Esta análise incide apenas sobre os aspetos formais do documento submetido, como a correção e a adequação do título e do resumo (nos seus diferentes idiomas), a observância das medidas que possibilitam assegurar a revisão cega por pares ou o cumprimento das normas de citação da APA 7th. Os textos que não atendam aos critérios serão devolvidos aos autores, que terão uma semana para corrigir as imprecisões ou lacunas, e re-submeter o documento. Os trabalhos submetidos à revista passarão por uma rigorosa análise de plágio/similaridade. A Mediapolis reserva-se o direito de recusar artigos que contenham plágio ou significativo autoplágio (aproveitamento de trabalhos anteriores do mesmo autor editados em outras publicações e sem a devida referência).
Arbitragem científica - Após o processo de revisão inicial, os textos serão atribuídos aos Editores responsáveis pelo respetivo número, que deverão selecionar dois revisores com base na experiência e nas competências científicas no domínio do trabalho submetido. Estes dois revisores serão responsáveis pela arbitragem científica do trabalho, segundo um processo de revisão anónima por dois pares, devendo fornecer o parecer científico sobre os seguintes critérios de avaliação:
- Qualidade Científica
o Relevância do objeto de estudo e da abordagem;
o Relevância do contributo para os Estudos de Comunicação
o Pertinência e solidez das abordagens teóricas
o Adequação e rigor das metodologias
o Validade, clareza e adequação dos resultados apresentados
o Clareza e adequação das conclusões formuladas
o Relevância e atualidade das referências bibliográficas
- Qualidade da redação e apresentação
o Clareza e coerência do título, do resumo e das palavras-chave
o Qualidade da redação do texto
o Adequação dos termos e dos conceitos mobilizados
o Legibilidade e adequação das tabelas, das figuras ou das imagens fornecidas
o Coerência da estrutura do texto
- Adequação ao âmbito e normas da revista
o Adequação ao tema e ao âmbito do número
o Cumprimento das normas da APA 7th
A par de observações gerais destinadas aos autores e aos editores, os revisores deverão também realizar uma apreciação global da proposta de acordo com as seguintes possibilidades:
- Aceite (sem revisões)
- Aceite (com pequenas revisões)
- Aceite (com revisões substanciais)
- Recusado
Se os pareceres dos dois revisores não forem unânimes, o desempate será feito pelos Editores responsáveis pelo número ou, se necessário, será solicitada a arbitragem a um terceiro revisor.
A primeira ronda do processo de arbitragem científica não pode ultrapassar as seis semanas.
Os autores das submissões avaliadas como “Aceite (com pequenas revisões)” ou “Aceite (com revisões substanciais)” terão quatro semanas para reformular os textos com base nas sugestões dos revisores.
Os textos avaliados como “Aceite (com revisões substanciais)” serão objeto de uma segunda ronda de arbitragem científica, que não poderá ultrapassar a duração de duas semanas.
Os editores e revisores da Mediapolis comprometem-se a tratar todo o material submetido para publicação com confidencialidade, não podendo partilhar ou tornar público material em processo de revisão/edição.
A Direção Editorial da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público reserva-se o direito de proceder à uniformização das normas de citação e referências bibliográficas e a alterações formais, consideradas indispensáveis, sempre que estas não alterem o sentido do texto.
A Direção da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público reserva-se o direito de proceder à: reprodução, qualquer que seja o suporte; colocação à disposição do público universitário ou outros; divulgação, nas suas várias modalidades: redes digitais, sites, entre outros.
PROCESSO DE SUBMISSÃO E REVISÃO DE RECENSÕES CRÍTICAS
Submissão - A Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público publica recensões feitas a obras sobre Comunicação, Media e Jornalismo, desde que publicadas nos últimos três anos.
As propostas de recensão devem ser submetidas através da plataforma OJS da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, devendo os autores selecionar a secção Recensão Crítica.
Revisão - As recensões serão analisadas pela Direção Editorial em coordenação com os Editores responsáveis por cada número.
A Direção Editorial da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público reserva-se o direito de proceder à uniformização das referências bibliográficas e a alterações formais, consideradas indispensáveis, sempre que estas não alterem o sentido do texto.
A Direção da Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público reserva-se o direito de proceder à: reprodução, qualquer que seja o suporte; colocação à disposição do público universitário ou outros; divulgação, nas suas várias modalidades: redes digitais, sites, entre outros.
NORMAS DE CITAÇÃO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Normas de citação
O modelo de citação segue o disposto no Publication Manual of the American Psychological Association (APA) (7ª edição), que adota o sistema de citação “autor-data”. Há dois tipos de citação: entre parêntesis e em narrativa.
- Citação entre parêntesis
As citações diretas até 40 palavras fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ “) e devem incluir a página.
Exemplos para um ou dois autores: (Camponez, 2021) ou (Figueira & Viniegra, 2021).
Quando são três ou mais autores: (Peixinho et al., 2021).
As citações com mais de 40 palavras iniciam-se numa nova linha, sendo indentadas a 2 cm, com letra de tamanho 10, em itálico e sem aspas.
Quando são citados múltiplos trabalhos entre parêntesis, as citações devem apresentar-se por ordem alfabética, separados por ponto e vírgula. Exemplo: (Deuze, 2019; Papacharissi, 2021; Siapera, 2020)
- Citação em narrativa
Quando se cita no texto (citações narrativas), apenas a data se coloca dentro de parêntesis.
Exemplos para um ou dois autores: Camponez (2021) ou Figueira e Viniegra (2021).
Quando são três ou mais autores: Peixinho et al. (2021).
Devem ser privilegiadas fontes primárias. Quando for indispensável recorrer a uma citação em segunda mão, deve referir-se a obra consultada. Exemplo: (Bentham, 1789, citado em Borges, 2021).
Referências bibliográficas
Devem ser indicados sobrenomes e iniciais de até 20 autores, sendo o último nome antecedido de “&” (ver exemplos abaixo para artigos científicos, livros, etc.).
Quando são 21 ou mais autores, listam-se os primeiros 19 autores, recorrendo-se à elipse (utilizando reticências) e apresenta-se o último nome (elimina-se o “&”).
Exemplo:
Wiskunde, B., Arslan, M., Fischer, P., Nowak, L., Van den Berg, O., Coetzee, L., Juárez, U., Riyaziyyat, E., Wang, C., Zhang, I., Li, P., Yang, R., Kumar, B., Xu, A., Martinez, R., McIntosh, V., Ibáñez, L. M., Mäkinen, G., Virtanen, E., . . . Kovács, A. (2019). Indie pop rocks mathematics: Twenty One Pilots, Nicolas Bourbaki, and the empty set. Journal of Improbable Mathematics, 27(1), 1935–1968. https://doi.org/10.0000/3mp7y-537
Artigo em publicação científica
Sobrenomes, Iniciais sem espaços (Ano). Título do artigo (depois de “:” iniciar com maiúscula). Nome da publicação científica com maiúsculas em cada palavra substantiva, volume(número), páginas. https://doi.org
Exemplo: Peixinho, A. T., & Santos, A. T. A. (2021). Hibridismo e géneros jornalísticos: Análise de uma ‘reportagem-folhetim’. Media & Jornalismo, 21(38), 59-75. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_3
Livro
Sobrenomes, Iniciais sem espaços (Ano). Título do livro (depois de “:” iniciar com maiúscula). Editora. Link DOI (ou outro URL se disponível)
Exemplo: Camponez, C., Ferreira, G.B., & Rodríguez-Díaz, R. (Orgs.) (2020). Estudos do agendamento: Teoria, desenvolvimentos e desafios - 50 anos depois. Editora LabCom. https://www.labcom.ubi.pt/ficheiros/202103102105-202014_estagendamento_ccamponezgbferreirarrdiaz.pdf
Capítulo de livro
Sobrenomes, Iniciais sem espaços (Ano). Título do capítulo (depois de “:” iniciar com maiúscula). In 1ª inicial + sobrenome, (Ed/s.), Título do livro (pp. páginas). Editora.
Exemplo: Santos, C.A. (2021). Jornalismo de dados: o novo altar da objetividade? In C.G. Riley, C. Henriques, P.M. Gomes, & T. Cardoso e Cunha (Coords.) (2021). A liberdade por princípio. Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita (pp. 247-260). Tinta da China.
Apresentação em conferência
Sobrenomes, Iniciais sem espaços (Ano, dia e mês). Título da apresentação (depois de “:” iniciar com maiúscula). [Descrição da apresentação]. Nome da conferência. Cidade, País.
Exemplo: Gallagher, M. (2015, 27 de maio). Gender and Media: A critical analysis after 20 years of the BPfA. [Keynote lecture]. Gender, Media, ICTs and Journalism: 20 years after the BPfA Forum. Cidade do México, México.
Texto em jornal, revista ou blogue
Sobrenomes, Iniciais sem espaços (Ano, dia e mês). Título do texto (depois de “:” iniciar com maiúscula). Nome do jornal ou revistaou blogue. URL
Exemplo (jornal): Barata-Feyo, J.M. (2021, 2 de outubro). O provedor, os leitores e os assinantes. Público.https://www.publico.pt/2021/10/02/opiniao/opiniao/provedor-leitores-assinantes-1979605
Exemplo (blogue): Jarvis, J. (2021, 7 de outubro). God made a social network. BuzzMachine. https://buzzmachine.com/2021/10/07/god-made-a-social-network/
Verbete em dicionário online ou impresso
Nome do dicionário (Ed.). Verbete no dicionário. In Nome do dicionário. Recuperado em (dia, mês e ano). URL
Exemplo 1: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (n/d). Pragmática. In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Recuperado em 15 de outubro de 2021, de https://dicionario.priberam.org/pragm%C3%A1tica
Exemplo 2: Dicionário da Língua Portuguesa (n/d). Publicista. In Dicionário da Língua Portuguesa (p. 798).
Relatório individual ou de agência governamental
Sobrenomes, Iniciais sem espaços (Ano). Título do Relatório (depois de “:” iniciar com maiúscula). Nome da instituição. URL
Exemplo: Baral, P., Larsen, M., & Archer, M. (2019). Does money grow on trees? Restoration financing in Southeast Asia. Atlantic Council.https://www.atlanticcouncil.org/in-depth-research-reports/report/does-money-grow-on-trees-restoring-financing-in-southeast-asia/
Nome da agência governamental (Ed.) (Ano). Título do Relatório. Nome da editora / departamento / instituição responsável pela edição. URL
Exemplo: Serviço Nacional de Saúde (2020). Relatório anual de acesso a cuidados de saúde nos estabelecimentos do SNS e entidades convencionadas em 2019. Ministério da Saúde. https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2020/09/Relatorio_Anual_Acesso_2019.pdf
Wikipédia
Título da entrada na Wikipédia (Ano, dia e mês). In Wikipédia. URL
Impressão (2021, 12 de agosto). In Wikipédia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressão
Redes sociais
Nome da conta [@Nome utilizador] (Ano, dia, mês). Home [Página do Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn / TikTok / YouTube]. Nome da rede social. URL.
Exemplo: CEIS20 [@CEIS20] (2021, 14 de outubro) Entre 16 e 17 de dezembro decorrerá na FLUC a “2021 International Franz Rosenzweig Conference”. Facebook. https://www.facebook.com/CEIS20/posts/6207273629342997
Filmes
Sobrenome e iniciais (Realizador). (Ano). Título do filme [Filme]. Produtora.
Exemplo: Guedes, T. (Realizador). (2019). A Herdade [Filme]. Leopardo Filmes; Alfama Films Production.
Séries
Sobrenome e iniciais (Produtor Executivo). (Ano início-Ano final). Título da Série [Série TV]. Produtora.
Serling, R. (Produtor Executivo). (1959–1964). The twilight zone [Série TV]. Cayuga Productions; CBS Productions.
São aqui apresentados exemplos das obras mais habituais. Informação complementar pode ser encontrada em https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines e em https://apastyle.apa.org/blog.
Recensão Crítica
Publicam-se recensões feitas a obras sobre Comunicação, Media e Jornalismo, desde que publicadas nos ´últimos três anos.
Para normas de edição, consulte-se "INSTRUÇÕES AOS AUTORES".
Declaração de Direitos de Autor
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.