Táticas de resistência dos jornalista

Notas sobre práticas na defesa da reportagem em tempos de servilismo à audência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_13_7

Palavras-chave:

Cultura jornalística, relações de trabalho, resistência profissional, práticas jornalísticas, jornalismo digital

Resumo

As táticas de resistência dos jornalistas são práticas à espera  de sistematização. Há investigações sobre como jornalistas fazem prevalecer os valores da profissão, mas a literatura especializada ainda recorre à dicotomia “patrão” e “empregado”, dando ao primeiro a primazia em muitas decisões. Este artigo levanta notas iniciais sobre a cultura jornalística da negociação, de modo a manter vigente a horizontalidade das relações entre publishers, editores, repórteres e o consumidor de informações. Cientes de que os empresários interferem no fazer jornalístico, temos como premissa que os jornalistas criam defesas às estas imposições, para permitir reações cotidianas. Realizou-se revisão bibliográfica e seis entrevistas com jornalistas afeitos a reportagens investigativas. Concluímos que as incertezas do jornalismo diante do espectro digital conduzem à indefinição em relação à resistência profissional: a cultura jornalística é identificada, mas está fragilizada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Myrian Del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná

Jornalista. Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de Sãio Paulo. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Professora e pesquisadora do Departamento de comunicação da UFPR. Bolsista Capes em estágio de pesquisa na Université Lyon Lumière2, Lyon, France.

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Jornalista. Professor do Curso de Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, em Curitiba, Paraná, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Ciber (Click). È Mestre e Doutor em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Paraná. Email: zeca@ufpr.br

James Klaus Miers, Universidade Federal do Paraná

Jornalista. Mestre em Comunicação pela Univeirsidade Federal do Paraná. 

##submission.downloads##

Publicado

2021-09-06