N.º 8 (2019): Media, comunicação e desporto

O desporto continua (ainda) a ser refém de diversos estigmas e a sofrer de um certo isolamento académico quando se cruza com as ciências sociais e humanas. Dedicar um número da revista Mediapolis à relação entre desporto, mediae comunicação é, em si mesmo, uma aposta audaz, sobretudo no contexto académico português. De um lado continuamos a ter uma academia herdeira de uma tradição dos estudos anglo-saxónicos sobre desporto, cristalizados nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, acostumada a associá-lo aos conceitos de ordem, disciplina e alienação das massas. O desporto ficaria assim “arrumado” epistemologicamente nos campos do tempo livre e do lazer, passando a ser entendido como um tema marginal, afastado das temáticas importantes que regem a vida social. Por outro lado, no campo ocupado pelos media, jornalismo e comunicação assistimos a um crescimento exponencial ao longo dos séculos XX e XXI, muito embora se persista em olhar o desporto como um assunto menor em termos informativos quando comparado com temas considerados socialmente mais relevantes, como a política, a economia ou a diplomacia, por exemplo. As largas audiências geradas pelo desporto – e a própria massificação (popular e mediática) que lhe está associada – levou ao afastamento de uma parte da comunidade intelectual, avessa a este género de fenómenos, apelidados, tantas e tantas vezes, de forma pejorativa, como de “massas” e “baixa cultura”.
O desafio deste número é precisamente o de demonstrar, mais uma vez, o quanto o desporto pode e deve constituir-se num objeto de pesquisa e investigação no âmbito académico e científico, dada a sua plasticidade social e apelo a abordagens interdisciplinaridades e/ou multidisciplinaridades. Fenómeno nascido no século XIX e popularizado no século XX, o desporto chegou ao novo milénio como elemento criador de modas e comportamentos à escala global, assumindo-se como um “facto social total” digno de reflexão por parte das Ciências Sociais e Humanas, e das Ciências da Comunicação.