Realidade Virtual e Jogos Olímpicos
As novas experiências tecnológicas midiáticas a partir das edições dos Jogos Olímpicos de verão 2016 e de inverno 2018
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_8_7Palavras-chave:
Comunicação, Mídia, Jogos Olímpicos, Tecnologia, Realidade VirtualResumo
Jogos Olímpicos, comunicação e mídia têm uma forte relação ao longo da história, contribuindo para transformações sociais e tecnológicas de grande impacto cultural. Neste artigo, com o intuito de identificar as evoluções das transformações nas narrativas olímpicas e suas transmissões, propomos uma análise exploratória de como o conteúdo em realidade virtual esteve presente e foi utilizado em duas edições dos Jogos Olímpicos: Rio de Janeiro 2016 (verão) e Pyeongchang 2018 (inverno). Para isso, foi realizado um breve resgate das apropriações das tecnologias comunicacionais ao longo das edições citadas. Por fim, buscou-se um entendimento da utilização da realidade virtual nas transmissões por meio de coletas de postagens de usuários do Twitter durante a realização das competições.
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