Ganhos em saúde em doentes com cataratas
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-203X_23_2Abstract
Nos últimos anos, têm sido desenvolvidos instrumentos de medição do estado de saúde e da qualidade de vida obtida pela aplicação de programas de saúde, baseados na Teoria da Utilidade.O objectivo deste estudo é a avaliação dos ganhos obtidos com a aplicação de um programa de redução de listas de espera. Foi utilizada uma amostra de 70 doentes e foram aplicados, antes e 3 a 5 meses após a operação, dois instrumentos genéricos (EuroQol e SF-12) e um específico para cataratas (Catquest).
Os resultados obtidos evidenciam uma melhoria significativa no estado de saúde específico da maioria dos doentes submetidos à cirurgia. É possível concluir que as percepções do estado de saúde físico e mental dos doentes, a incapacidade visual, a satisfação com a sua visão, a valorização actual da sua saúde e o tipo de cirurgia efectuada são variáveis explicativas da utilidade dos estados de saúde.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-06-22
Issue
Section
Articles
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Antropologia Portuguesa journal.






