A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9Palavras-chave:
Terapia infantil, supervisão clínica, formação de psicólogos, atendimento psicológicoResumo
Os objectivos deste estudo são: (a) descrever a intervenção psicológica proporcionada pelo Serviço de Atendimento Clínico do Núcleo Cognitivo Comportamental Integrativo da FPCE–UL no que se refere às modalidades de intervenção e à supervisão clínica; e (b) caracterizar as crianças, jovens e pais que solicitam ajuda, em termos de sexo, idade, nível sócio-cultural, problemas apresentados e fonte de referência. Foi utilizada uma metodologia documental retrospectiva através da análise dos processos clínicos. Os dados revelam que nos últimos oito anos, foram atendidos no Serviço 93 crianças e adolescentes (61 rapazes e 32 raparigas), entre os 4 e os 18 anos de idade (M=11,3), apresentando diversos problemas emocionais e de comportamento e os processos de intervenção têm a duração média de 12 sessões. Por fim, os resultados são discutidos e analisados retirando-se implicações para a adequação deste tipo de Serviço à formação clínica inicial de psicólogos.Downloads
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Publicado
2009-06-01
Como Citar
Sá, I., & Silva, A. L. da. (2009). A formação inicial de terapeutas infantis: o caso do Serviço de Atendimento Clínico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Psychologica, (51), p. 131-145. https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_9
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Artigos
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