Regulação das emoções na infância: Delimitação e definição

Autores

  • Ana Maria Rocha Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
  • Adelinda Araújo Candeias Centro de Investigação em Psicologia e Educação, Universidade de Évora
  • Adelina Lopes da Silva Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_61-1_1

Palavras-chave:

emotion regulation, childhood, social competence, psychopathology, psycho-social adjustment

Resumo

Este artigo faz uma revisão conceptual e teórica da regulação das emoções, assim como de estudos empíricos associados a correlatos e indicadores de ajustamento psicossocial. No âmbito da Psicologia do Desenvolvimento, este artigo pretende contribuir para a clarificação da definição e delimitação da regulação das emoções na infância. Começamos por fazer uma resenha histórica do seu estudo; de seguida, procuramos delimitar o conceito de outros que lhe são contíguos (e.g., coping e inteligência emocional), para, depois, apresentar uma definição em função de várias problemáticas relevantes ao tema (e.g., regulação das emoções e regulação emocional; autorregulação e regulação externa das emoções).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Rocha, A. M., Candeias, A. A., & Silva, A. L. da. (2018). Regulação das emoções na infância: Delimitação e definição. Psychologica, 61(1), 7-28. https://doi.org/10.14195/1647-8606_61-1_1

Edição

Secção

Artigos