Crenças e estratégias da motivação na aprendizagem: Desenvolvimento de uma escala

Autores

  • Paula Paulino Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Isabel Sá Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Adelina Lopes da Silva Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-1_4

Palavras-chave:

adolescentes, autorregulação da motivação, crenças motivacionais, estratégias de regulação da motivação

Resumo

A autorregulação da motivação (AMA) é um constructo essencial no âmbito da autorregulação da aprendizagem (Wolters, 2011). Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um instrumento destinado à avaliação das crenças motivacionais e das estratégias de regulação da motivação, em estudantes do 3º Ciclo de escolaridade. A «Escala de Autorregulação da Motivação na Aprendizagem» (EAMA) foi aplicada a 316 estudantes entre o 7.º e o 9.º ano de Escolaridade. Os resultados obtidos indicam boas características de fiabilidade da escala e sugerem a existência de quatro tipos de crenças e cinco tipos de estratégias. São discutidas algumas relações entre crenças e estratégias de regulação da motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Paulino, P., Sá, I., & Silva, A. L. da. (2016). Crenças e estratégias da motivação na aprendizagem: Desenvolvimento de uma escala. Psychologica, 58(1), 65-87. https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-1_4

Edição

Secção

Artigos