Liderança transformacional e adoção de inovação: Existe um papel moderador da iniciativa pessoal e do controlo de trabalho?
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_62-1_6Palavras-chave:
adoção de inovação; liderança transformacional; iniciativa pessoal; controle de trabalho; hospitaisResumo
Os gestores dos hospitais e chefes, assim como os médicos e enfermeiras, esforçando-se para enfrentar as mudanças constantes, estão envolvidos na inovação. Este estudo examina se o estilo de liderança transformacional está relacionado com a adoção das sugestões dos funcionários e se a iniciativa pessoal e o controlo do trabalho moderam essa relação. Enfermeiros, médicos e colaboradores auxiliares e técnicos (n = 137) de um hospital público italiano participaram neste estudo. Os resultados mostram que a liderança transformacional se correlaciona com a adoção da inovação, mas, quando os moderadores examinados foram incluídos na análise, a relação não foi significativa. A iniciativa pessoal e o controlo do trabalho não moderam a relação entre a liderança transformacional e a adoção da inovação, mas têm um efeito direto significativo na adoção da inovação. Os resultados sugerem que a inovação nos hospitais está mais relacionada com variáveis pessoais, como iniciativa pessoal e controlo do trabalho, do que com a liderança transformacional.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.