Liderança transformacional e adoção de inovação: Existe um papel moderador da iniciativa pessoal e do controlo de trabalho?

Palavras-chave: adoção de inovação; liderança transformacional; iniciativa pessoal; controle de trabalho; hospitais

Resumo

Os gestores dos hospitais e chefes, assim como os médicos e enfermeiras, esforçando-se para enfrentar as mudanças constantes, estão envolvidos na inovação. Este estudo examina se o estilo de liderança transformacional está relacionado com a adoção das sugestões dos funcionários e se a iniciativa pessoal e o controlo do trabalho moderam essa relação. Enfermeiros, médicos e colaboradores auxiliares e técnicos (n = 137) de um hospital público italiano participaram neste estudo. Os resultados mostram que a liderança transformacional se correlaciona com a adoção da inovação, mas, quando os moderadores examinados foram incluídos na análise, a relação não foi significativa. A iniciativa pessoal e o controlo do trabalho não moderam a relação entre a liderança transformacional e a adoção da inovação, mas têm um efeito direto significativo na adoção da inovação. Os resultados sugerem que a inovação nos hospitais está mais relacionada com variáveis pessoais, como iniciativa pessoal e controlo do trabalho, do que com a liderança transformacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-31
Como Citar
Zappalà, S., & Toscano, F. (2019). Liderança transformacional e adoção de inovação: Existe um papel moderador da iniciativa pessoal e do controlo de trabalho?. Psychologica, 62(1), 119-130. Obtido de https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/7009
Secção
Artigos